Suplementos alimentares no controle da Covid-19

Autores

  • Xênia Macedo Souto Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Ednilton Moreira Gama Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG – Campus Almenara
  • Roberta Pereira Matos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG – Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v3i1.168

Palavras-chave:

COVID-19, SUPLEMENTOS ALIMENTARES, SARS-CoV-2

Resumo

Apesar dos avanços na luta contra a COVID-19, até o momento não há medicamento profilático ou terapêutico clinicamente aprovado, e as vacinas disponíveis estão longe de cobrir uma parcela considerável da população mundial. Esse contexto unido ao pior cenário da pandemia, desde o seu início, tem impulsionado a busca por medidas alternativas que possam unir forças no controle da doença. Dessa forma, nessa revisão mostramos o potencial dos suplementos alimentares como adjuvantes na prevenção e tratamento da COVID-19 principalmente em grupos de risco para a doença que apresentam, com frequência, deficiência de micronutrientes importantes no combate às infecções virais. Dentro dessa perspectiva, as vitaminas C e D, o selênio e o zinco têm se destacado pela possibilidade de interferir em etapas chaves da patogênese da COVID-19, principalmente aumentando a resposta imunológica e reduzindo o estresse oxidativo e inflamação aguda típicos da doença. Esses suplementos podem trazer poucos ou nenhum efeito colateral aos pacientes, são fáceis de usar, relativamente baratos e globalmente distribuídos. Dessa forma, o seu emprego na luta contra a COVID-19 emerge como uma alternativa bastante promissora. Ensaios clínicos já estão em andamento para avaliar a sua eficácia contra a doença.

Biografia do Autor

Xênia Macedo Souto, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui Bacharelado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto Oswaldo Cruz (2013), Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), é "Pesquisadora em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação" pelo IFMG-Arcos (2019), e atuou como Professora Substituta de Biologia e Química (40h) no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2020). Atualmente, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Cruzeiro do Sul). Acumula experiência em ensino (técnico, técnico integrado ao médio, graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia geral, efeito de inibidores proteolíticos na biologia celular e virulência de microrganismos, bioquímica de enzimas, interação patógeno-célula hospedeira, autofagia e produção de proteínas recombinantes. No âmbito laboratorial, tem experiência em biossegurança, técnicas bioquímicas (Eletroforese em gel, ELISA, Western blot, Espectrofotometria e purificação de proteínas), microbiológicas, de biologia molecular, de microscopia (óptica e eletrônica), de cultivo celular e experimentação animal.

Ednilton Moreira Gama, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG – Campus Almenara

Possui doutorado me Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais - área de concentração Química Analítica, mestrado em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - área de concentração Química Analítica; Graduado no curso de licenciatura em Quimica da Universidades Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Foi Bolsista FAPESB de iniciação cientifica do Laboratório de Quimica Analítica da UESB Campus Jequié durante os três ultimos anos da graduação; Tem experiência na área de Química Analitica, com ênfase em Analise de Traços e Química ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-concentração, preparo de amostras e injeção em fluxo. Também é especialista em Ensino de Química, com diversos trabalhos da área de educação apresentados em eventos científicos. Atualmente é professor de Química no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Roberta Pereira Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG – Campus Almenara

Doutora em Ciências com área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Química Analítica (2011) e Graduada em Licenciatura em Química (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié - BA. Possui trabalhos científicos apresentados em Congressos Internacional, Nacional, Regional e Local. Trabalhou como técnica de laboratório no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Salinas no período de 2009 a 2011. É docente da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFNMG - Campus Almenara, desde 2011. Leciona nos cursos de ensino técnico integrado ao ensino médio ( agropecuária, informática e zootecnia) e no curso superior de Engenharia Agronômica. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFNMG - Polo Montes Claros. Foi Coordenadora de Ensino no período de 2017 a 2019 e atualmente está como Diretora de Ensino desde 2019, no campus Almenara.

Downloads

Publicado

09.07.2021

Como Citar

SOUTO, X. M.; GAMA, E. M.; MATOS, R. P. Suplementos alimentares no controle da Covid-19. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 12–33, 2021. DOI: 10.46636/recital.v3i1.168. Disponível em: http://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/168. Acesso em: 17 set. 2021.