Benefícios que podem ser oportunizados com o emprego de um biodigestor de pequeno porte em pequenas propriedades rurais do norte de Minas Gerais

  • Magnovaldo Carvalho Lopes IFNMG _ Campus Salinas
  • Eduarda Ferreira de Oliveira IFNMG _ Campus Salinas/Discente
  • Arnald Pinho de Oliveira IFNMG _ Campus Salinas/Discente
  • Cláudia Emanuele Machado Camargos IFNMG _ Campus Salinas/Discente

Resumo

A região do Alto Rio Pardo está situada no Norte de Minas Gerais e tem como característica marcante a presença de um clima bastante seco e solos pouco férteis. Este resultado é decorrente dos seus solos arenosos, além de um potencial hidrogeniônico (pH) baixo que necessitam de adubação e fertilização não espontânea. Apesar dessas peculiaridades, a geração de renda das famílias das comunidades rurais existentes nesse local é proveniente da produção agrícola e agropecuária. Este projeto apresenta uma alternativa para atenuar essas condições adversas a partir da implantação de um biodigestor fabricado com materiais de baixo custo em pequenas propriedades rurais. O biodigestor além de produzir o gás metano, que poderá ser utilizado na propriedade em substituição ao gás de cozinha, também produzirá um biofertilizante que contribuirá com o aumento da fertilidade do solo. Resultados preliminares da análise de substrato indicaram a ocorrência de hidrólise e um valor de pH adequado à continuidade do processo de biodigestão anaeróbica.

Publicado
2020-06-03
Como Citar
CARVALHO LOPES, M.; FERREIRA DE OLIVEIRA, E.; PINHO DE OLIVEIRA, A.; EMANUELE MACHADO CAMARGOS, C. Benefícios que podem ser oportunizados com o emprego de um biodigestor de pequeno porte em pequenas propriedades rurais do norte de Minas Gerais. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 153-165, 3 jun. 2020.
Share |