Recital entrevista o prof. Danilo Arnaldo Briskievicz (IFMG)

Discutindo temas contemporâneos à luz do pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
  • Alex Lara Martins Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
  • Alfredo Costa Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0002-1735-6711

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i2.323

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Filosofia, Sociedade contemporânea

Resumo

O entrevistado é o Professor Danilo Arnaldo Briskievicz, graduado em Filosofia e Pedagogia, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação. É professor EBTT de Filosofia e Sociologia no Instituto Federal de Minas Gerais. Possui diversas publicações nas áreas da Educação, História, Filosofia, Filosofia Política, Ensino da Filosofia, Sociologia, Filosofia Política, História, Fotografia e Poesia. Uma de suas especialidades temáticas é o estudo das obras de Hannah Arendt, que o possibilitou realizar uma abordagem sui generis da autora e a educação.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Graduado em Geografia (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especializado (lato sensu) em Gestão de Políticas Sociais (2006) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG (2011) e Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (2016) pela PUC-MG. Concluiu estágio Pós-Doutoral (2018-2019) no departamento de Geografia da PUC-MG, sob supervisão do Professor Dr. Alexandre Magno Alves Diniz. Seus temas de interesse estão ligados à Geopolítica, à Epistemologia da Geografia, à Geografia Cultural e aos Estudos Regionais, com ênfase nos estudos de fronteiras. Foi professor da rede particular de ensino de Belo Horizonte entre 2003 e 2016. Atualmente é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Salinas.

Alex Lara Martins, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez a graduação em Filosofia na UFMG, com formação complementar aberta e ênfase em letras, e mestrado em Filosofia pela mesma Universidade. Possui, ainda especialização em Gestão Pública e em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Professor EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013, lotado atualmente no campus Pirapora. Docente associado ao mestrado ProfEPT. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia no Ensino Médio, Práticas de Ensino e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, Ceticismo, Machado de Assis, Filosofia no Brasil.

Alfredo Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Caxias do Sul

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É Bacharel em Geografia (UFMG), Licenciado em Geografia (UNIFRAN), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG), Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG), e Doutor em Geografia (UFMG). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em geografia regional e aplicada, na interface entre população, economia e meio-ambiente; e em educação profissional e tecnológica, com ênfase em projetos para a promoção da cidadania global para turmas de ensino técnico integrado ao ensino médio.

Downloads

Publicado

01.11.2022

Como Citar

SILVA, L. L. S. da; MARTINS, A. L.; COSTA, A. Recital entrevista o prof. Danilo Arnaldo Briskievicz (IFMG): Discutindo temas contemporâneos à luz do pensamento de Hannah Arendt. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 88–99, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i2.323. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/323. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2