O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto está formatado conforme o modelo disponível em: https://drive.google.com/file/d/13lYmhlpdwaqJStVc6Jz0OfM3OqwqTyJ-/view?usp=sharing
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está formatado conforme diretrizes da ABNT 6022:2018; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A submissão está em conformidade com a política de ética da revista.
  • O manuscrito não contém identificação de autoria ou referência que a indique.

Diretrizes para Autores

A RECITAL é uma revista interdisciplinar, com diversidade temática e conceitual. Por isso, aceitaremos variados tipos de publicação, desde que atendam as especificidades, o rigor acadêmico das diversas áreas de conhecimento e a Política de Ética da revista. 

Prazo para SUBMISSÃO: Em 2020, passaremos a adotar o recebimento em fluxo contínuo.

A RECITAL aceita trabalhos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. Os artigos passarão por avaliação de pares (blind review), portanto os autores não devem identificar a autoria em nenhum lugar do manuscrito submetido à avaliação, inclusive na propriedade do documento (No Word, inspecionar documento, marcar a caixa propriedades do documento, inspecionar e remover tudo).

Todos os trabalhos devem seguir as normas gerais de estilo, formatação e apresentação segundo as diretrizes da ABNT 6022:2018. Lista de trabalhos que podem ser submetidos:

Artigos

  • Serão aceitos textos originais e que apresentem resultados finais de pesquisa. Os artigos podem, ainda, apresentar análises sobre ideias, temas, documentos, revisão bibliográfica, experiências e metodologias pertinentes às áreas e subáreas da Educação, da Ciência e da Tecnologia. 
  • Os artigos devem conter no mínimo de 8 e máximo e de 20 páginas, respeitando a seguinte sequência: título, título traduzido para o inglês, resumo (entre 150 e 200 palavras), palavras-chave (máximo de 5), abstract, keywords, introdução, texto com subtítulos, conclusão e referências (bibliográfica e outras).

Relatos de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão

  • Serão aceitos textos que apresentem relatos sobre pesquisas, projetos de ensino e extensão em andamento, que apresentem resultados parciais, textos de provocação ao debate, estudos ou relatos de caso, estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes. Deverão conter título (em português e inglês) resumo e abstract, palavras-chave e keywords e notas de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 páginas.

Resenhas

  • As resenhas de livro deverão conter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas.

Entrevistas e Debates

  • Serão aceitos entrevistas ou debates inéditos que sejam pertinentes às áreas da Educação, Ciência ou Tecnologia.
  • Deverão conter título (em português) resumo apresentando o entrevistado ou debatedores, palavras-chave e nome do entrevistador em nota de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 páginas.

Traduções

  • O título das traduções deve conter uma nota na qual seja informada a referência bibliográfica do texto original da tradução. O nome do autor deve vir abaixo do título. As traduções protegidas por direitos autorais devem vir acompanhadas de documento da cessão de direitos do autor.

Ensaios

  • Deverão conter título, resumo e palavras-chave. O Ensaio é um texto literário, breve e original a respeito de um tema, que não pressupõe tanto rigor formal quanto o artigo científico. O texto deverá ter no máximo 10 páginas.

Comunicações e Notas Bibliográficas

  • Resumos de teses e dissertações: deverão conter no máximo 8 laudas e apresentar o nome do autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título dever ser traduzido para o inglês e informado entre parênteses. Depois desses elementos de identificação e referência devem vir: resumo, palavras-chave, abstract e keywords. Em nota de rodapé deverão ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se julgar pertinente, a classificação/nota do trabalho.
  • Sínteses de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos: texto breve de, no máximo, 2 páginas, trazendo um relato sobre a participação e um resumo do trabalho apresentado nos eventos.

Página do Estudante

  • Espaço destinado à divulgação de estudos e práticas desenvolvidos por alunos de ensino médio e graduação, com explicitação do orientador em nota de rodapé. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, com extensão limitada a 5 páginas.

Recital Artístico

  • Espaço aberto a textos de ficção, poesia, crônica, e demais expressões textuais de caráter estético.

Observação

  • Nas pesquisas que envolvam seres humanos, os autores deverão deixar claro se o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes de acordo com a Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde de 12 de Dezembro de 2012. Para as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, considerar o a Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde de 7 de abril de 2016.
  • As submissões devem estar em conformidade com a política de ética da revista.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão

Serão aceitos textos que apresentem relatos sobre pesquisas, projetos de ensino e extensão em andamento, que apresentem resultados parciais, textos de provocação ao debate, estudos ou relatos de caso, estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes. Deverão conter título (em português e inglês) resumo e abstract, palavras-chave e keywords e notas de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 páginas.

Resenhas

As resenhas de livro deverão conter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas.

Entrevistas e Debates

Serão aceitos entrevistas ou debates inéditos que sejam pertinentes às áreas da Educação, Ciência ou Tecnologia.

Deverão conter título (em português) resumo apresentando o entrevistado ou debatedores, palavras-chave e nome do entrevistador em nota de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 páginas.

Traduções

O título das traduções deve conter uma nota na qual seja informada a referência bibliográfica do texto original da tradução. O nome do autor deve vir abaixo do título. As traduções protegidas por direitos autorais devem vir acompanhadas de documento da cessão de direitos do autor.

Comunicações e Notas Bibliográficas

Resumos de teses e dissertações: deverão conter no máximo 8 laudas e apresentar o nome do autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título dever ser traduzido para o inglês e informado entre parênteses. Depois desses elementos de identificação e referência devem vir: resumo, palavras-chave, abstract e keywords. Em nota de rodapé deverão ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se julgar pertinente, a classificação/nota do trabalho.

Sínteses de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos: texto breve de, no máximo, 2 páginas, trazendo um relato sobre a participação e um resumo do trabalho apresentado nos eventos.

Página do Estudante

Espaço destinado à divulgação de estudos e práticas desenvolvidos por alunos de ensino médio e graduação, com explicitação do orientador em nota de rodapé. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, com extensão limitada a 5 páginas.

Recital Artístico

Espaço aberto a textos de ficção, poesia, crônica, e demais expressões textuais de caráter estético.

Seção Especial Ciências Agrárias

Esta seção será coordenada pelo prof. Dr. Paulo Eduardo Ferreira dos Santos, com previsão de publicação em setembro de 2020. Trabalhos para compor esta seção serão aceitos até 30 de junho.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.