Relato de experiência de projeto de incentivo à aprendizagem

representações da ciência e da tecnologia no cinema

Autores

  • Fagner Delazari Instituto Federal da Bahia
  • Geiza Rodrigues Pereira IFBA
  • Kalyne Rodrigues dos Santos IFBA

Palavras-chave:

Cinema. Filosofia. Representações da Ciência. Pantera Negra

Resumo

O artigo pretende relatar as experiências desenvolvidas no projeto intitulado “Representações da Ciência e da Tecnologia no Cinemaâ€, desenvolvido durante o projeto PINA (Projeto de Incentivo à Aprendizagem), vinculado ao PAAE (Programa de Assistência e Apoio ao Estudante), no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Jacobina. O projeto desenvolvido contou com a participação de duas alunas do curso técnico-integrado de Mineração como bolsistas, além do professor orientador, e pretendeu realizar uma abordagem analítica de filmes de longa-metragem a fim de identificar as representações cinematográficas da ciência e da tecnologia, considerando a grande influência que o cinema exerce sobre a formação do imaginário social da nossa sociedade contemporânea, especialmente sobre as faixas etárias mais jovens. O relato apresentará os objetivos do projeto, a justificativa, a metodologia proposta e os resultados obtidos, refletindo criticamente acerca do percurso traçado e sobre a contribuição da filosofia para a formação técnica de nível médio.

Biografia do Autor

Fagner Delazari, Instituto Federal da Bahia

Professor de Filosofia do IFBA - Campus Jacobina. Licenciado em Filosofia pela UFMG, Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela UESC e especialista em Sociologia pelo Instituto Claretiano.

Geiza Rodrigues Pereira, IFBA

Estudante do curso técnico-integrado em Mineração, IFBA - Campus Jacobina

Kalyne Rodrigues dos Santos, IFBA

Estudante do curso técnico-integrado de Mineração, IFBA - Campus Jacobina

Downloads

Publicado

03.06.2020

Como Citar

DELAZARI, F.; RODRIGUES, G.; RODRIGUES DOS, K. Relato de experiência de projeto de incentivo à aprendizagem: representações da ciência e da tecnologia no cinema. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 135–140, 2020. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/91. Acesso em: 26 abr. 2024.