INSTRUMENTOS DE RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR INFANTIL

Autores

  • Fernanda Otoni Universidade Tuiuti do Paraná https://orcid.org/0000-0002-9347-7144
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Luana Luca Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.488

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil., Rendimento escolar, Dificuldades de aprendizagem, Maturidade perceptomotora, inteligência não verbal

Resumo

Instrumentos que apresentam baixo custo e facilidades no processo de aplicação e correção são ferramentas úteis para serem utilizadas no processo de avaliação psicológica clínica e/ou escolar infantil. Assim, objetivou-se buscar evidências de validade preditiva para as versões de rastreio do Desenho da Figura Humana e do Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual por meio do Teste de Desempenho Escolar. Participaram do estudo 231 crianças com idades entre 6 e 10 anos, regularmente matriculadas entre o 1º e o 5º ano. Os resultados apresentaram correlações significativas entre as versões de rastreio e as tarefas de leitura, escrita e matemática, bem como indicaram ser capazes de predizer e diferenciar o desempenho de crianças que estão no início da alfabetização ou finalizando o Ensino Fundamental I. Assim, o uso das medidas aqui focalizadas é promissor para a compreensão de quais funções cognitivas e habilidades escolares estão dificultando o progresso de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

06.03.2024

Como Citar

OTONI, F.; PORTO NORONHA, A. P.; LUCA, L. INSTRUMENTOS DE RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR INFANTIL. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 157–173, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.488. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/488. Acesso em: 5 maio. 2024.