Reflexão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC

Autores

  • Elias Rodrigues de Oliveira Filho Instituo Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v2i2.88

Palavras-chave:

Educação profissional, Avanços, Tecnológico

Resumo

A educação profissionalizante gratuita é essencial para a sociedade que busca patamares mais elevados de desenvolvimento econômico e social. Em geral, os cursos profissionalizantes podem reduzir obstáculos na lógica do mundo do trabalho. No Brasil, com o intuito de ampliar a educação profissionalizante, o governo federal, em 2011, criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Neste contexto, este artigo tem por objetivo refletir sobre o Programa, para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam o Pronatec como política educacional de inclusão social da classe de maior vulnerabilidade social.

 

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Publicado

12.12.2020

Como Citar

OLIVEIRA FILHO, E. R. de. Reflexão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 116–126, 2020. DOI: 10.46636/recital.v2i2.88. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/88. Acesso em: 26 abr. 2024.