Professor substituto ou Professor Prostituto?

A precarização do trabalho do docente substituto em uma Instituição de Ensino

Autores

  • João Francisco Sarno Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Leandro Cássio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.5

Palavras-chave:

Precarização, Trabalho, Docente Substituto

Resumo

A dinâmica da precarização do trabalho é objeto de estudo de inúmeros cientistas sociais na busca de apontar soluções para tal problema. Entre os trabalhos afetados pela nova configuração de sociedade, pautada pela industrialização e pela globalização, a carreira docente entra em destaque. Por isso, este trabalho versa sobre o dilema da precarização da carreira docente sob a ótica dos professores substitutos. Para balizar essa discussão, procurou-se captar a percepção desses docentes em uma instituição pública de ensino. Na tarefa de alcançar o objetivo proposto e de responder à pergunta que problematiza esse artigo, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os professores para galgar os objetivos propostos. Concluiu-se que a percepção dos docentes é repleta de indicações de angústia, problemas de saúde, excesso de carga horária e precarização do trabalho. Na visão deles, a carreira do docente substituto é inferior à do docente efetivo e isso impacta diretamente na qualidade de vida no trabalho e na qualidade do trabalho executado.

Biografia do Autor

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

Docente do IFNMG (Campus Almenara), doutorando em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Educação (UESB) e bacharel em Ciências Contábeis (UFV).

Downloads

Publicado

28.09.2019

Como Citar

SARNO CARVALHO, J. F.; CÁSSIO DE OLIVEIRA, J. L. Professor substituto ou Professor Prostituto? A precarização do trabalho do docente substituto em uma Instituição de Ensino. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 70–81, 2019. DOI: 10.46636/recital.v1i1.5. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/5. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)