Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas - o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental.

Autores

  • Emmanuelle de Assis Silveira Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG – Campus Diamantina

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.159

Palavras-chave:

Objeto propositor, Educação Patrimonial, Protótipo Experimental , Diamantina/MG., Patrimônio Cultural.

Resumo

O artigo apresenta uma via interpretativa de investigação ao apresentar discussões e  resultados sobre possibilidades de criação de um objeto propositor em mídia digital de construção coletiva "aluno/professor/conhecimento" para trabalhar a Educação Patrimonial nas escolas. Toda concepção do estudo foi guiada pela fala de Andrea Hofstaetter e vinculada à disciplina "Materiais Didáticos no Ensino de Artes" do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Artes e Tecnologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Objetivou-se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico e amplo sobre o tema Patrimônio Cultural, estimular e desenvolver a consciência e o cuidado para o olhar e a preservação dos bens culturais nos municípios. Como resultado gerou-se um protótipo experimental para trabalhar a Educação Patrimonial nas escolas com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio em Diamantina/MG. O estudo apresentado não pretende ser um produto acabado e será disponibilizado aos educadores e interessados que trabalham com Educação Patrimonial e que queiram desenvolver um viés reflexivo sobre o Patrimônio Cultural em seus municípios.

Palavras-chave: Objeto propositor. Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. Protótipo Experimental. Diamantina/MG.

 

 

Biografia do Autor

Emmanuelle de Assis Silveira, Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG – Campus Diamantina

Arquiteta e Urbanista. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2005. Pós-graduada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) no curso de Especialização em Artes e Tecnologia. Experiência em equipes multidisciplinares de projetos e acompanhamento de obras. Desenvolvimento, compatibilização e gerenciamento de projetos de edificação e urbanização no setor público e privado: CAU/BR A44797-8. Atuou como RRT de desempenho de cargo da AMAJE (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha com sede em Diamantina/MG), de abril de 2010 a março de 2017. Prestação de serviços na área da arquitetura pública: apresentação de uma grande diversidade de projetos para as prefeituras do Alto Jequitinhonha às esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Experiência na apresentação de projetos técnicos arquitetônicos, planilhas de custos e cronograma físico-financeiro nos órgãos SETOP (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas) e SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) da Caixa Econômica Federal: acompanhamento dos convênios e gestão das obras. Atualmente prestação de serviços no setor público e privado na área da arquitetura e urbanismo e integração de políticas públicas no Vale do Jequitinhonha, demais cidades mineiras e do Brasil: concepção e execução de projetos arquitetônicos, planejamento urbano e regional, arquitetura de interiores, arquitetura paisagística e arquitetura do patrimônio histórico e artístico: coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação, assistência técnica, assessoria e consultoria. Conselheira Suplente eleita do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG): Gestão 2021-2023. Pós-graduanda no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) no curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado (início maio de 2020 e previsão de término junho 2021).

Downloads

Publicado

26.05.2022

Como Citar

SILVEIRA, E. de A. Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas - o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 159–174, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.159. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/159. Acesso em: 26 abr. 2024.