COMPREENSÃO LEITORA DE LEITORES FORMADORES

ANÁLISE DE ACERTOS NO TESTE DE CLOZE

Autores

  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Milena Teixeira Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Monalisa Muniz Nascimento
  • Suellen Ferreira de Assis Universidade Estadual de Londrina
  • João Vitor Fernandez Cândido Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.468

Palavras-chave:

Leitura, Educação superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi explorar a compreensão leitora de estudantes universitários dos Cursos de Letras e Pedagogia, considerando a dificuldade dos itens dos testes de Cloze estudados. Participaram estudantes universitários de universidades privadas e públicas dos Estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Aplicou-se coletivamente dois textos preparados segundo a técnica de Cloze, cada um com 250 vocábulos. Os resultados evidenciaram que a compreensão leitora dos universitários participantes se encontra em níveis considerados baixos ou insuficientes dos esperados no Ensino Superior. Os dados revelam e discutem algumas lacunas na trajetória da formação do estudante universitário, inclusive apontando para a necessidade de programas interventivos de modo a remediar essas dificuldades.

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

OLIVEIRA, K. L. de; ROSA, M.; NASCIMENTO, M. M.; ASSIS, S. F. de; CÂNDIDO, J. V. F. COMPREENSÃO LEITORA DE LEITORES FORMADORES: ANÁLISE DE ACERTOS NO TESTE DE CLOZE. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 63–77, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.468. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/468. Acesso em: 5 maio. 2024.