Criação de conceito filosófico

uma proposta de ensino-aprendizagem

  • Aline Patrícia Sobral dos Santos Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)
  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Elizabete Amorim de Almeida Melo
Palavras-chave: Conceitos, Ensino de Filosofia, Deleuze, Guattari

Resumo

Grande parte do desafio de ensinar filosofia está relacionada à transição entre o conteúdo filosófico e a sua funcionalidade social, humana, acadêmica e profissional. A partir disso, este estudo tem por objetivo propor um modelo de ensino de filosofia, baseado na criação de conceito de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por meio de uma pesquisa bibliográfica focada no ensino de filosofia, em apenso a uma abordagem didático-pedagógica, desenvolveu-se uma proposta teórica que circunda problemáticas inerentes ao ensino de filosofia na atualidade. Depreende-se que a filosofia tem papel essencial no pensamento crítico do aluno e no auxílio da construção de conceitos, cuja habilidade principal está em constringir conhecimentos da experiência vivida com a normatização de padrões, teorias e ideias lógicas para a aplicação em sua realidade, isto é, em seu cotidiano. A criação de conceito, portanto, fornece uma metodologia inovadora para o ensino de filosofia, abandonando o viés conteudista e assumindo uma abordagem experiencial.

Biografia do Autor

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar).

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase na Psicologia Organizacional. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG (Campus - Teófilo Otoni), atuando como Coordenador dos Cursos do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios. Avaliador institucional do INEP/MEC. Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC). Membro do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq - 483445/2011-8). Lidera o grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP/IFNMG) e integra o grupo de pesquisa Bases Cognitivo-Emocionais do Comportamento (BCEC/UFAL). Editor Acadêmico do Journal of Education, Society and Behavioural Science. Membro do Conselho Científico da Revista de Administração de Roraima (RARR).

Elizabete Amorim de Almeida Melo

Possui Doutorado em Educação (PPGE/CEDU/UFAL - 2019), Mestrado em Educação (FE/UNICAMP - 2014), Especialização em Educação Básica (FE/UFPB) e Graduação em Filosofia (UFAL - 1991). É professora concursada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL desde 2010. Atuou como professora da Rede Municipal de Campina Grande (2007-2010) e na Rede Estadual da Paraíba (2009-2010), lecionando a disciplina Filosofia para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Tem interesse nas pesquisas sobre: Filosofia e Educação; Formação de professores; Ensino de Filosofia na Educação Básica e no Ensino Superior; Conteúdos e Metodologias para o Ensino de Filosofia; Fundamentos da Educação; Educação e Complexidade; Educação em Edgar Morin; Leitura e Produção de Textos; Relatos de Experiência; Análise de Livros Didáticos de Filosofia; Análise de Livros Paradidático e de Livros Infantis.

Publicado
2020-06-03
Como Citar
SOBRAL DOS SANTOS, A. P.; HENRIQUE SILVA DE SOUZA, G.; AMORIM DE ALMEIDA MELO, E. Criação de conceito filosófico. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 95-115, 3 jun. 2020.
Share |