Vacinas contra a Covid-19: estado da arte

Autores

  • Xênia Macedo Souto Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v2i2.144

Palavras-chave:

COVID-19. SARS-CoV-2. Vacinas.

Resumo

O SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, já infectou quase 14 milhões de pessoas e resultou em, aproximadamente, 592 mil mortes. A publicação da sequência genética do SARS-CoV-2, em 11 de janeiro de 2020, desencadeou intensa corrida global para desenvolver uma vacina efetiva contra o vírus. Neste contexto, essa revisão tem como objetivo apresentar o panorama atual da busca mundial por vacinas contra a COVID-19. Tentativas passadas de produzir uma vacina para as doenças dos coronavírus SARS e MERS geraram um conhecimento substancial sobre a função e estrutura desse grupo viral, o que favoreceu o desenvolvimento de plataformas de produção de vacinas para a COVID-19. No entanto, os desafios para a obtenção de um produto desse tipo que seja seguro, eficaz e acessível, em um curto espaço de tempo, são grandes. Apesar disso, até o momento,163 candidatos à vacina para a COVID-19 estão sendo desenvolvidos e o potencial de vacinas inespecíficas avaliado. Embora a doença já tenha sido controlada em alguns países, a pandemia está longe de terminar segundo a Organização Mundial da Saúde. Esse cenário torna a busca por intervenções profiláticas desse tipo ainda imperativa a fim de reduzir a morbimortalidade se o vírus se estabelecer na população.

Biografia do Autor

Xênia Macedo Souto, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui Bacharelado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto Oswaldo Cruz (2013) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e é professora substituta no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Campus Almenara) onde ministra as disciplinas de Biologia e Química. Acumula experiência em ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia geral, efeito de inibidores proteolíticos na biologia celular e virulência de microrganismos, bioquímica de enzimas, interação patógeno-célula hospedeira, autofagia e produção de proteínas recombinantes. No âmbito laboratorial, tem experiência em biossegurança, técnicas bioquímicas (Eletroforese em gel, ELISA, Western blot, Espectrofotometria e purificação de proteínas), microbiológicas, de biologia molecular, de microscopia (óptica e eletrônica), de cultivo celular e experimentação animal

Downloads

Publicado

12.12.2020

Como Citar

MACEDO SOUTO, X. Vacinas contra a Covid-19: estado da arte. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 12–35, 2020. DOI: 10.46636/recital.v2i2.144. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/144. Acesso em: 26 abr. 2024.