COVID-19: aspectos gerais e implicações globais

  • Xênia Macedo Souto Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Palavras-chave: COVID-19. Coronavírus. Pandemia.

Resumo

Ameaça mais recente à saúde global, a Doença do Coronavírus que teve início no fim de 2019 (COVID-19), na cidade de Wuhan (China), já está presente em mais de 185 países, tendo sido declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. A doença é causada pelo coronavírus 2 relacionado à síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) e é altamente contagiosa tendo sido contabilizados pela OMS, de dezembro de 2019 a maio de 2020, mais de 4,8 milhões de casos confirmados, resultando em quase 317 mil mortes. A pandemia levou os diferentes países afetados a diversos esforços para conter a transmissão da doença que incluem quarentenas, medidas de higiene, restrições de viagem, adiamento ou cancelamento de eventos, e fechamento de instalações e fronteiras. No entanto, alguns desses esforços estão gerando impactos socioeconômicos mundiais que, aliados aos impactos diretos da COVID-19, têm colocado em crise até as maiores potências globais. Nesse contexto, com base nas evidências publicadas até o momento, serão apresentadas aqui algumas das principais características da COVID-19 como a epidemiologia, as características do agente etiológico, o diagnóstico e o tratamento da doença, bem como as suas implicações nos países em que se encontra.

Biografia do Autor

Xênia Macedo Souto, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui Bacharelado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto Oswaldo Cruz (2013) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e é professora substituta no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Campus Almenara) onde ministra as disciplinas de Biologia e Química. Acumula experiência em ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia geral, efeito de inibidores proteolíticos na biologia celular e virulência de microrganismos, bioquímica de enzimas, interação patógeno-célula hospedeira, autofagia e produção de proteínas recombinantes. No âmbito laboratorial, tem experiência em biossegurança, técnicas bioquímicas (Eletroforese em gel, ELISA, Western blot, Espectrofotometria e purificação de proteínas), microbiológicas, de biologia molecular, de microscopia (óptica e eletrônica), de cultivo celular e experimentação animal.

Publicado
2020-06-03
Como Citar
MACEDO SOUTO, X. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 3 jun. 2020.
Share |