Editorial

Ciências Agrárias: a produção vegetal em foco

Autores

  • José Maria Gomes Neves Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara
  • Andréa dos Santos Oliveira UNEMAT/Campus Cáceres
  • Tanismare Tatiana de Almeida UNEMAT/Campus Cáceres

Palavras-chave:

Editorial, Ciências agrárias

Resumo

As Ciências Agrárias se dividem em dois grandes ramos, a zootecnia que estuda a produção animal e a fitotecnia a produção vegetal. Assim, a edição especial das ciências agrárias da Revista Recital com ênfase a produção vegetal, vem para celebrar os onze anos da implantação dos cursos técnicos na área da Ciências Agrárias do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Almenara. Desta experiência surge em 2015, a verticalização para o curso superior em Engenharia Agronômica, que vem contribuindo ao longo deste tempo com centenas de projetos e dezenas de trabalhos de conclusão de cursos em pesquisa na área das Ciências Agrárias que são de grande importância para inovação, geração de tecnologia, crescimento, fortalecimento e destaque para o setor produtivo local da região do baixo Jequitinhonha, expoente para o Estado de Minas Gerais e consequentemente para o nosso País.

Assim, esta edição Especial da Revista Recital reúne artigos sobre pesquisas na área das Ciências Agrárias com o foco na produção vegetal, com vistas para o aprimoramento de técnicas para as questões do perfil socioeconômico de comercialização, uso de práticas de insumos alternativos aos convencionais, otimização na dose de nutrientes, tecnologia de sementes, produção de mudas e adequação ao setor produtivo agropecuário visando buscar melhores produtividade e minimizar o impacto ambiental das atividades agrícolas.  

Para a composição deste número, a revista recebeu muitos trabalhos para avaliação, dos quais foram selecionados para publicação 11 artigos científicos e um poema nesta primeira edição especial. Os dados, os resultados, as discussões, as opiniões dos trabalhos apresentados na revista são de inteira responsabilidade dos autores.

Downloads

Publicado

18.01.2023

Como Citar

GOMES NEVES, J. M.; DOS SANTOS OLIVEIRA , A.; TATIANA DE ALMEIDA , T. Editorial : Ciências Agrárias: a produção vegetal em foco. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 8–10, 2023. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/348. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)