Autobiografia na prática:

percursos de uma professora em transformação

Autores

  • Angelica Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.9

Palavras-chave:

docencia; form(ação);, autobiografia

Resumo

Este artigo resulta de uma autorreflexão, tem abordagem qualitativa e foi elaborado com base no método autobiográfico, com foco na história de vida. O ensino envolve dimensões e competências diferentes e mutáveis, de acordo com o contexto em que é desenvolvido e, além da atuação, há toda uma história de formação pessoal e profissional. Considerando a inseparabilidade entre o âmbito pessoal e profissional, neste texto procuro descrever o período da minha história de vida e a formação de professores. Examinei na subjetividade o percurso no qual me tornei professora, retomando à consciência as intencionalidades interpretativas na organização lógica dos processos de formação, que muito contribuem como fontes de compreensão dos fenômenos humanos. Apresento uma autoreflexão sistematizada a partir de trabalhos de autores da área da Educação e utilizo da poesia para pensar as tensões entre as condições reais de vida e a profissão docente. Resulta de reflexões sobre as leituras e diálogos ocorridos nos encontros da disciplina de Formação Docente em Geografia, oferecida aos estudantes na pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

28.09.2019

Como Citar

SANTOS, A. Autobiografia na prática: : percursos de uma professora em transformação. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 89–102, 2019. DOI: 10.46636/recital.v1i1.9. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/9. Acesso em: 26 abr. 2024.