Um Ensino dinâmico possível:
Guia didático de gamificação como ferramenta de orientação docente
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.237Palavras-chave:
Gamificação, Produto educacional, Ensino-aprendizagemResumo
O processo de ensino-aprendizagem requer maior dinamismo de seus atores, seja do docente, ao promover aulas mais interativas, seja do discente, ao se interessar em construir o próprio conhecimento, participando ativamente das aulas. É nessa premissa que se sustenta este estudo, que possui como objetivo refletir acerca da importância de um produto educacional sobre gamificação — no formato de guia didático — para a dinamização do ensino. O estudo discorre sobre a aplicação e a avaliação do referido produto, gerado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFNMG, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, destacando como ocorreu todo o processo e quais foram os resultados obtidos. A metodologia da aplicação do produto baseou-se nas pesquisas quantitativa e qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista estruturada. Como resultados, obteve-se um retorno positivo em relação ao produto, tanto por parte dos discentes como dos docentes. Os discentes afirmaram ter se engajado e sentido-se motivados a participar das aulas da disciplina, como também ter aprendido mais a partir da gamificação; os docentes apontaram o produto como replicável em suas aulas ou em outras disciplinas, por apresentar um conteúdo inteligível e relevante para a prática pedagógica.
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