Sobre a Revista

Aviso Importante

A partir de 2025, a Revista RECITAL passará a adotar um novo modelo de publicação em fluxo contínuo. Essa nova modalidade permitirá uma maior agilidade na avaliação e publicação dos artigos, garantindo uma divulgação mais rápida e eficiente dos trabalhos acadêmicos.

Atenção: Em caso de aceite, os autores deverão encaminhar, junto com a versão final do artigo, uma declaração ou certificação de que o texto passou por revisão linguística. Essa medida visa garantir a qualidade e a clareza dos trabalhos publicados.

Acompanhe o site da revista para ficar por dentro das novidades e da data de reabertura das submissões.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelos e-mails:
jandresson.pires@ifnmg.edu.br ou mariana.paiva@ifnmg.edu.br.

Atenciosamente,
Editor/Equipe Editorial

-----

Sobre a RECITAL

A RECITAL é um periódico semestral, de fluxo contínuo e com avaliação por pares, produzido pela comunidade acadêmica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara desde 2019. A revista tem como objetivo divulgar os trabalhos da comunidade acadêmica do nosso campus e de outras instituições. Trata-se de uma publicação multidisciplinar e interdisciplinar, com diversidade temática e conceitual, que visa contribuir para a educação, a ciência e a tecnologia. Por isso, aceitamos variados tipos de publicações, desde que atendam às especificidades e ao rigor acadêmico das diversas áreas do conhecimento.

A RECITAL está classificada com o Qualis Capes A3 (Quadriênio 2017-2020) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências Agrárias I, Educação, Ensino, Filosofia, Geografia, e Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

A RECITAL aceita artigos inéditos e demais produções acadêmicas em diversas áreas do conhecimento. Não há cobrança de taxas dos autores para publicação.

Revista do IFNMG - Campus Almenara - ISSN: 2674-9270.

Edição Atual

v. 6 n. 2 (2024): Recital - Revista de Educação Ciência Tecnologia de Almenara/MG, v.6, n.2, maio/ago. 2024
					Visualizar v. 6 n. 2 (2024): Recital - Revista de Educação Ciência Tecnologia de Almenara/MG, v.6, n.2, maio/ago. 2024
Publicado: 21.01.2025

Edição completa

Editorial

  • Os Institutos Federais contra a dualidade estrutural na Educação Profissional e Tecnológica

    Alex Lara Martins
    8-10
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.647

Edição Especial ProfEPT - 2024

  • Educação e trabalho na EPT Algumas reflexões

    Renilson Soares dos Santos, Ricardo dos Santos Silva
    11-27
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.356
  • Orçamento participativo e ensino médio integrado uma proposta para o IFNMG Campus Montes Claros-MG

    Marcus Vinícius Guedes da Mota
    28-47
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.465
  • Juventude e emigração internacional um estudo sobre a percepção dos estudantes do Instituto Federal do Maranhão e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

    Sérgio Lana Morais, Tiago Sandes Costa, Geraldo Lopes Júnior , Rosilene dos Anjos Sant`Ana, Leonildes Lima Colaço Area Leão
    48-69
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.502
  • O ensino integrado e a formação integral do sujeito uma análise sob as teorias foucaultianas de poder-saber e cuidado de si

    Michele Fuzatto de Oliveira Terra, Anderson Brettas
    70-81
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.544
  • Desafios e possibilidades na inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação uma revisão integrativa

    Lislayne Oliveira Silva, Bárbara Carvalho Ferreira, Raquel Schwenck de Mello Viana Soares
    82-96
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.565
  • Explorando horizontes percepções dos concluintes sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros

    Bernardo Almeida Rocha, Luiz Célio Souza Rocha, Raiani Sousa Lopes
    97-117
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.587
  • Reis de zabumba em Curral de Varas-BA notas etnográficas de uma manifestação cultural

    Aloísio José dos Santos, Alex Lara Martins
    118-140
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.554
  • IF Obscuro ironia e humor como estratégias discursivas para expressar o mal-estar estudantil

    Lillian Gonçalves de Melo, Alex Lara Martins, Edson Antunes Quaresma Júnior, Fabiana Pereira da Silva, Karina Félix Botelho, Valdice Corrêa Ramos Andrade
    141-158
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.564

Artigos

  • Ações educativas e produção de material didático sobre Parasitologia em uma escola pública do município de Salinas-MG

    Maria Paula Machado Silva, Jaciely Soares da Silva, Filipe Vieira Santos de Abreu
    159-174
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.463
  • Revisão sistemática de literatura sobre gamificação na interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica

    Shirlei Santos Cardoso, Paula Teixeira Nakamoto
    175-192
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.475
  • Tempos pandêmicos sob o olhar de docentes e gestores dificuldades e desafios vivenciados

    Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis, Yoshie Ussami Ferrari Leite, Simone Conceição Pereira Deák, Maurício César Airolde, Tamara Lima, Joane Vilela Pinto, Leny Rodrigues Martins Teixeira
    193-213
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.581
Ver Todas as Edições

RECITAL: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG

ISSN: 2674-9270