Métodos de análise de concorrentes

Um estudo de caso em três empresas do setor supermecadista na cidade de Almenara/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.11

Palavras-chave:

Métodos de análise de Concorrentes; Setor Supermercadista; Pequenas e Médias Empresas; Estudo de Caso.

Resumo

A presente pesquisa busca demonstrar quais métodos de Análise de Concorrentes são utilizados com maior frequência por gestores do setor supermercadista na cidade de Almenara-MG. O estudo baseou-se na literatura de Guilding (1999), Herrig (1992), Auster e Choo (1993) e Choo (1999). Adotou-se a metodologia adotada do estudo de caso, utilizando-se de entrevistas com roteiro semiestruturado junto ao gestor de cada uma das três empresas que participaram do estudo. Dentre os principais resultados, destacou-se: a Precificação Estratégica e o Benchmarking como as práticas mais utilizadas, sendo apoiadas principalmente pelas fontes pessoais internas e externas. Dentre as fontes mais utilizadas destacaram-se os funcionários e os clientes, ambos considerados como fontes de fácil acesso e de grande importância. Outro aspecto observado durante as entrevistas foi a falta de conhecimento técnico dos gestores entrevistados. Essa falta de conhecimento gera perda de eficiência organizacional, pois não há uma metodologia estabelecida e clara para a análise do ambiente competitivo no qual as empresas estão inseridas.

Biografia do Autor

Eduardo Santos, IFNMG

Tecnólogo em Processos Gerenciais.

Deivson Barroso, IFNMG

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFVJM, Mestre em Contabilidade pela UFBA. Professor Substituto do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais / Campus Almenara.

Thânia Oliveira, IFNMG

Tecnóloga em Processos Gerenciais.

Luiz Célio Souza Rocha, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

Bacharél em Administração, com Mestrado em Administração pela UFRN. Doutor em Engenharia de Produção pela UNIFEI. Professor do IFNMG - Campus Almenara.

Downloads

Publicado

28.09.2019

Como Citar

SANTOS, Eduardo Batista Braga; BARROSO, Deivson Vinicius; OLIVEIRA, Thânia Rodrigues; CÉLIO SOUZA ROCHA, Luiz. Métodos de análise de concorrentes: Um estudo de caso em três empresas do setor supermecadista na cidade de Almenara/MG. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–55, 2019. DOI: 10.46636/recital.v1i1.11. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/11. Acesso em: 3 dez. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.