Métodos de análise de concorrentes
Um estudo de caso em três empresas do setor supermecadista na cidade de Almenara/MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.11Palavras-chave:
Métodos de análise de Concorrentes; Setor Supermercadista; Pequenas e Médias Empresas; Estudo de Caso.Resumo
A presente pesquisa busca demonstrar quais métodos de Análise de Concorrentes são utilizados com maior frequência por gestores do setor supermercadista na cidade de Almenara-MG. O estudo baseou-se na literatura de Guilding (1999), Herrig (1992), Auster e Choo (1993) e Choo (1999). Adotou-se a metodologia adotada do estudo de caso, utilizando-se de entrevistas com roteiro semiestruturado junto ao gestor de cada uma das três empresas que participaram do estudo. Dentre os principais resultados, destacou-se: a Precificação Estratégica e o Benchmarking como as práticas mais utilizadas, sendo apoiadas principalmente pelas fontes pessoais internas e externas. Dentre as fontes mais utilizadas destacaram-se os funcionários e os clientes, ambos considerados como fontes de fácil acesso e de grande importância. Outro aspecto observado durante as entrevistas foi a falta de conhecimento técnico dos gestores entrevistados. Essa falta de conhecimento gera perda de eficiência organizacional, pois não há uma metodologia estabelecida e clara para a análise do ambiente competitivo no qual as empresas estão inseridas.