Simulação da Conferência de Berlim de 1884/1885

uma proposta para o ensino de História das Relações Internacionais

Autores

  • Gabriel Fernandes Pimenta UNI-BH / PUC-MINAS
  • Joelton Lima PUC-Minas
  • Rodrigo Corrêa Teixeira PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v1i2.53

Palavras-chave:

História das Relações Internacionais, transposição didática,, simulação, história da África, Conferência de Berlim

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma transposição didática para a área das Relações Internacionais, tratando da proposta de uma Simulação da Conferência de Berlim de 1884/1885. Para tal, é realizado um breve histórico das atividades de simulação nessa área, começando pela fase do surgimento em sua versão moderna e chegando ao desenvolvimento das versões nacionais de tais atividades. Em sequência, alguns conceitos básicos da teoria e da história das Relações Internacionais englobados pela atividade são apresentados, com ênfase na relevância deles para o estudo do tema, assim como conceitos pedagógicos a serem trabalhados pela simulação. Por fim, apresenta-se o material desenvolvido para esta transposição, em versão fac-similar àquela disponibilizada para os estudantes.

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Publicado

25.02.2020

Como Citar

FERNANDES PIMENTA, G. .; LIMA, J.; CORRÊA TEIXEIRA, R. Simulação da Conferência de Berlim de 1884/1885: uma proposta para o ensino de História das Relações Internacionais. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 10–36, 2020. DOI: 10.46636/recital.v1i2.53. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/53. Acesso em: 26 abr. 2024.