Recital entrevista a professora Márcia Alves Soares da Silva (Universidade Federal do Mato Grosso)

o lugar das emoções no pensamento geográfico

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva IFNMG
  • Alfredo Costa Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.673

Palavras-chave:

Geografias Emocionais, Geografia Cultural, Teorias Mais-Que-Representacionais

Resumo

Convidamos nesta entrevista a professora Márcia Alves, vinculada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A professora é uma referência no campo da geografia emocional no Brasil e uma das responsáveis por trazer essa discussão – já consolidada em parte da produção anglófona – para o cenário acadêmico brasileiro. As geografias emocionais têm se mostrado um campo capaz de dialogar com os pressupostos da virada afetiva (affective turn) – muitas vezes associadas também à chamada virada emocional (emotional turn) – e oferecem importante suporte às renovações teóricas e metodológicas da geografia cultural contemporânea.

 

Márcia Alves Soares da Silva é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFMT, no campus de Cuiabá, onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Geografia. É docente permanente desse programa e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos em Cultura Contemporânea da mesma universidade. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou estágio doutoral no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, em Portugal, com bolsa CAPES. É mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

Sua trajetória acadêmica é marcada por uma contínua dedicação aos campos da geografia cultural, humanista e urbana, com especial ênfase nas geografias emocionais – tema que se consolidou a partir de sua tese de doutorado e que tem norteado sua produção intelectual e atuação docente. Coordena o grupo de pesquisa HPGEO – História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (UFMT), e integra os grupos GHUM – Geografia Humanista Cultural (UFF) e Espacialidades da Cultura (UFPR). Atua também em articulação com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas, tanto no Brasil quanto no exterior, investigando temas como espaço urbano, patrimônio cultural, memória, religião, neuroarquitetura, espaço público e teorias mais-que-representacionais.

Biografia do Autor

Alfredo Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Caxias do Sul

Doutor em Geografia (UFMG). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em geografia regional e aplicada, na interface entre população, economia e meio-ambiente; geografia cultural, com ênfase na pesquisa sobre teorias mais-que-representacionais; e em educação profissional e tecnológica, com foco no desenvolvimento de materiais didáticos inclusivos e acessíveis para ensino de geografia. É coordenador do HEFESTO - Laboratório de geoprodutos, gamificação e ensino inclusivo de geografia.

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Publicado

02.05.2025

Como Citar

SILVEIRA DA SILVA, Leonardo Luiz; COSTA, Alfredo. Recital entrevista a professora Márcia Alves Soares da Silva (Universidade Federal do Mato Grosso): o lugar das emoções no pensamento geográfico. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 261–276, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.673. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/673. Acesso em: 5 maio. 2025.
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