Revisão sistemática de literatura sobre gamificação na interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica

Autores

  • Shirlei Santos Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Paula Teixeira Nakamoto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.475

Palavras-chave:

Gamificação, Interdisciplinaridade, Ensino, Tecnologia., Formação Continuada.

Resumo

A influência das tecnologias na educação vem crescendo muito, dentre as quais se destaca a Gamificação na Interdisciplinaridade como uma possibilidade pedagógica, pela capacidade de engajar pessoas na busca de conhecimentos. Para entender como essa possibilidade pedagógica vem sendo empregada no cenário educacional e nos resultados obtidos, este trabalho realiza uma revisão sistemática de literatura em artigos, dissertações e teses, encontradas nas bases de dados científicas, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, entre os anos de 2017 a 2021. Por intermédio da análise das obras obtidas, este estudo sinaliza um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre a Gamificação na Interdisciplinaridade como uma possibilidade pedagógica no ensino, em todo o Brasil. Aborda áreas do conhecimento, ferramentas, técnicas empregadas, vantagens e desvantagens de sua usabilidade nas aulas. Com base nos resultados encontrados, constata-se uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, no qual o conhecimento interdisciplinar se destaca nos trabalhos analisados e engaja o estudante, motivando-o a aprendizagens mais significativas, corroborando com os resultados encontrados em pesquisas iniciais neste segmento.

Biografia do Autor

Shirlei Santos Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Paula Teixeira Nakamoto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no Programa de Pós Graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Programação para WEB e Acessibilidade de Produtos Educacionais.

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Publicado

21.01.2025

Como Citar

CARDOSO, Shirlei Santos; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Revisão sistemática de literatura sobre gamificação na interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 175–192, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.475. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/475. Acesso em: 22 jan. 2025.
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