Produção de biofertilizante em biodigestor e análise química de nitrogênio e fósforo no produto
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i2.262Palavras-chave:
Espectrofotometria, Kjeldahl, BiofertilizanteResumo
A região do Alto Rio Pardo, situada em Minas Gerais, é caracterizada pela grande prática da atividade agropecuária. Assim como a bovinocultura, a agricultura se faz presente como ferramenta de subsistência das populações de tal região. No entanto, nem sempre o solo desta região está apto à atividade agrícola. O uso de biofertilizantes s coloca-se como uma excelente alternativa como adubo orgânico, tais produtos são líquidos que possuem nutrientes considerados essenciais para o desenvolvimento das plantas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo principal, avaliar a quantidade de nitrogênio e de fósforo presentes no biofertilizante, através de análise química. O fósforo foi quantificado pela medida da absorbância no espectrofotômetro a 660 nm e a análise de nitrogênio foi realizada pelo método de Kjeldahl. O biofertilizante utilizado foi coletado de um biodigestor construído nas dependências do IFNMG campus Salinas e as análises supracitadas também foram feitas na instituição. Nas primeiras análises químicas, no biofertilizante foram encontrados 14,68 g.L-1 de fósforo e 6,06 g.L-1 de nitrogênio, determinando assim, em comparação com a literatura, uma alta capacidade nutricional apresentando um elevado teor de nitrogênio e fósforo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arnald Pinho de Oliveira, Eduarda Ferreira de Oliveira, Arlem Joaquim de Pinho Oliveira, João Lucas Ferreira Gomes Lemos, Cláudia Emanuele Machado Camargos, Magnovaldo Carvalho Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.