Avaliação do escore de cio e sua influência na taxa de concepção em vacas nelores no Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v2i3.129Palavras-chave:
Bovinos de Corte , Reprodução Animal, Inseminação Artificial em Tempo FixoResumo
Estre trabalho tem o objetivo de mostrar a importância da manifestação do cio em protocolos de IATF para possíveis associações visando maiores resultados de concepção nos protocolos de inseminação artificial. Para avaliarmos a intensidade da manifestação de cio, neste trabalho, criamos um método visual com a avaliação da presença ou não de tinta na base da cauda dos animais protocolados, ao qual denominaremos escore, sendo 0 (apresentou cio intenso), 1 (apresentou cio de menor intensidade) e 2 (apresentou pouco cio). Avaliamos neste trabalho 6.624 fêmeas bovinas da raça nelore, onde utilizamos o protocolo 4 manejos Zoetis, sendo que no D9 era utilizado o bastão de tinta na base da cauda dos animais para posterior avaliação de resíduos desta tinta no animal, sugerindo assim, a intensidade de apresentação de cio de acordo com o escore de tinta. Com o presente trabalho, obteve a taxa de prenhez confirmada aos 30 a 35 dias após a inseminação, com resultado de 54%, 40% e 31% respectivamente, desta maneira, obtivemos maiores taxas de concepção nos animais que apresentaram menos tinta, demonstrando a correlação positiva entre a manifestação de estro com a taxa de concepção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Everton Tadeu Negrão Pereira, Francisco Eduardo de Freitas Neto, Ana Lis Siqueira Cordeiro, Lorena Mariara de Teixeira Silva, Yássica Neves de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.