NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO MÉDIO PARA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Adler Augusto Rath

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i2.381

Palavras-chave:

Educação. Ensino Médio. Direito. Cidadania

Resumo

Este trabalho trata da importância da inserção da disciplina de Noções de Direito Constitucional  

no Ensino Médio, visto que há uma lacuna referente à formação do educando para o exercício da cidadania. Assim, este artigo tem por objetivo descrever como a oferta curricular da disciplina Noções de Direito Constitucional no Ensino Médio contribui para a construção de uma sociedade justa e cidadã. Na metodologia, foi adotada a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da abordagem qualiquantitativa. Ter acesso à informação jurídica já no Ensino Médio é de acentuada relevância para os educandos, visto que pode contribuir para a conquista da cidadania e ser melhor referencial para eles, que estarão mais bem preparados para o enfrentamento de situações cotidianas relacionadas aos direitos e deveres. Por entender que a disciplina Noções de Direito Constitucional tem o papel de potencializar os indivíduos na aquisição de direitos e cumprimento das obrigações, defende-se a sua inserção no currículo do Ensino Médio para se concretizar uma nação cidadã

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Publicado

26.09.2023

Como Citar

RATH, Adler Augusto. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO MÉDIO PARA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA . Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 98–117, 2023. DOI: 10.46636/recital.v5i2.381. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/381. Acesso em: 16 nov. 2024.
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