Um panorama da aplicabilidade do geoprocessamento no planejamento urbano brasileiro:
análise dos últimos 10 anos a partir de publicações em periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v3i3.200Palavras-chave:
SIG, Geoprocessamento, Planejamento Urbano, GeotecnologiasResumo
Tem-se tornado cada vez mais relevante o uso de técnicas de geoprocessamento nos estudos urbanos como subsídio ao planejamento das cidades. Dessa forma, este trabalho apresenta um panorama da utilização do geoprocessamento no planejamento urbano brasileiro, a partir de técnicas, ferramentas/sistemas computacionais e metodologias mais adotadas nos últimos dez anos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) considerando artigos científicos disponibilizados na plataforma “Dimensions” publicados entre 2011 e 2021, Open Access (OA). Para a busca, utilizou-se como descritor “Geoprocessamento AND Planejamento AND Urbano”, citado nos títulos ou resumos e utilizados em conjunto. Foram identificados 37 artigos que foram organizados em seis categorias (Estudos dos aspectos naturais; Impactos socioambientais; Estudo dos aspectos socioeconômicos; Ordenamento e expansão urbana; Análise da paisagem urbana e periurbana; Teoria em geoprocessamento e modelagem, segundo objetivos e abordagens de suas respectivas pesquisas. Nosso estudo também possibilitou a análise das geotecnologias utilizadas no país no período de referência. Com os resultados obtidos, foi possível verificar que a aplicação do geoprocessamento se dá principalmente em “estudos dos aspectos naturais” e em que se tem preferido o uso de softwares de acesso livre, tais como o QGIS e o Spring, o que torna a execução dessas tecnologias menos onerosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leandro da Silva, Ygo Mendes Pereira Barbosa, Diego D'Angelo Ferreira, Kelly Crisiana do Espirito Santo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.