Efeito do tempo de equilíbrio no sêmen ovino sobre sua congelabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.296

Palavras-chave:

Criopreservação, Ejaculado, Espermatozoide, Reprodução, Ovino

Resumo

A criopreservação de sêmen é uma importante biotécnica reprodutiva, tendo em vista que promove a conservação do germoplasma masculino por tempo indeterminado. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes tempos de resfriamento pré-congelamento na viabilidade espermática do sêmen descongelado de ovinos. Foram realizadas vinte e quatro coletas de sêmen com o auxílio de eletroejaculador, em três carneiros sadios, da raça Santa Inês, com idade média de três anos, com fertilidade comprovada por monta natural e exame andrológico. As características físicas (movimento de massa, motilidade, vigor, defeitos maiores e totais) do ejaculado fresco e, após descongelado, foram avaliadas. As amostras foram envasadas em palhetas de 0,25 ml e, em seguida, mantidas em geladeira a 5 ºC e divididas em seis tratamentos, conforme os tempos de resfriamento pré-congelamento: uma, duas, três quatro, cinco e seis horas. Após o tempo de equilíbrio, foi realizado o processo de congelação em vapor de nitrogênio líquido por vinte minutos, seguido de imersão em nitrogênio. Os resultados das análises demonstraram diferenças significativas após o descongelamento (P < 0,05), sendo considerado o período de resfriamento pré-congelamento de duas horas, a 5 ºC, o mais indicado para congelamento de sêmen ovino.

Biografia do Autor

Fernanda Cristine Figueiredo Fernandes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas

Técnica em Agroindústria - eixo tecnológico: Produção alimentícia realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG-Campus Salinas (2011). Médica Veterinária - IFNMG-Campus Salinas (2019). Pós - graduação - Mestrado Profissional pelo IFNMG-Campus Salinas (em andamento). Professora substituta do IFNMG-Campus Salinas, responsável pelas disciplinas de Deontologia e Medicina Veterinária Legal, Equideocultura, Diagnostico por Imagem, Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução de Fêmeas no curso de Bacharelado em Medicina Veterinária (2020). Pós- graduação em Defesa Sanitária Animal (em andamento). Atualmente Médica Veterinária da Prefeitura Municipal da cidade de Salinas/MG, responsável pelo Curral Municipal, zoonoses e Serviço de Inspeção Municipal. Professora de Radiologia Veterinária em Curso Técnico de Radiologia Veterinária no Centro Educacional Equilíbrio.

Natan Dias de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas

Doutorando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com ênfase em Reprodução e Produção Animal, atuando especificamente nas áreas de andrologia e biotecnologias aplicadas à reprodução de ruminantes. Mestre em Medicina Veterinária pela UFV na mesma área (2025). Possui graduação em Medicina Veterinária (2022) e formação técnica em Agropecuária (2016) pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Salinas. Tem interesse nas áreas de reprodução, produção e sanidade animal.

Anne Karoline Mendes da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas

Médica Veterinária graduada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Salinas e Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência e atua em clinica geral e atendimento especilizado em endocrinologia e ulttrassonografia abdominal de cães e gatos.

Júlio César Oliveira Dias, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas

Possui graduação em Medicina Veterinária (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Zootecnia na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do Programa de Pós-doutorado em Zootecnia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no período de março à outubro de 2015. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2021). Tem experiência nas áreas de Reprodução e Produção Animal, Histologia e Piscicultura. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Salinas), no qual é responsável por disciplinas relacionadas à Histologia, Reprodução, Piscicultura, Bioclimatologia, Etologia e Bem-Estar Animal nos cursos Bacharelado em Medicina Veterinária e Mestrado Profissional em Medicina Veterinária.

Downloads

Publicado

31.12.2025

Como Citar

FERNANDES, Fernanda Cristine Figueiredo; OLIVEIRA, Natan Dias de; SILVA, Anne Karoline Mendes da; DIAS, Júlio César Oliveira. Efeito do tempo de equilíbrio no sêmen ovino sobre sua congelabilidade. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 401–411, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.296. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/296. Acesso em: 2 jan. 2026.
Share |