Efeito do tempo de equilíbrio no sêmen ovino sobre sua congelabilidade
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.296Palavras-chave:
Criopreservação, Ejaculado, Espermatozoide, Reprodução, OvinoResumo
A criopreservação de sêmen é uma importante biotécnica reprodutiva, tendo em vista que promove a conservação do germoplasma masculino por tempo indeterminado. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes tempos de resfriamento pré-congelamento na viabilidade espermática do sêmen descongelado de ovinos. Foram realizadas vinte e quatro coletas de sêmen com o auxílio de eletroejaculador, em três carneiros sadios, da raça Santa Inês, com idade média de três anos, com fertilidade comprovada por monta natural e exame andrológico. As características físicas (movimento de massa, motilidade, vigor, defeitos maiores e totais) do ejaculado fresco e, após descongelado, foram avaliadas. As amostras foram envasadas em palhetas de 0,25 ml e, em seguida, mantidas em geladeira a 5 ºC e divididas em seis tratamentos, conforme os tempos de resfriamento pré-congelamento: uma, duas, três quatro, cinco e seis horas. Após o tempo de equilíbrio, foi realizado o processo de congelação em vapor de nitrogênio líquido por vinte minutos, seguido de imersão em nitrogênio. Os resultados das análises demonstraram diferenças significativas após o descongelamento (P < 0,05), sendo considerado o período de resfriamento pré-congelamento de duas horas, a 5 ºC, o mais indicado para congelamento de sêmen ovino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Cristine Figueiredo Fernandes, Natan Dias de Oliveira, Anne Karoline Mendes da Silva, Júlio César Oliveira Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.








