Perfil socioeconômico dos comerciantes e consumidores de frutas de Xique-Xique - BA
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i3.309Palavras-chave:
Frutas., Comércio., Consumidor.Resumo
Objetivou-se estudar o hábito de consumidores e comerciantes de frutas de Xique-Xique - BA. Foram entrevistados 120 consumidores e 50 comerciantes. Verificou-se que as mulheres formam a maioria dos consumidores, representando 70,83% do total de entrevistados, tendo a maior parte desse público, 33,33%, entre 36 e 50 anos. Sobre o nível de escolaridade, 48,33%, possuem o ensino médio. Dentre as ocupações profissionais, os aposentados se destacaram com 15,38%. 82,50% dos consumidores tem o hábito de compras semanalmente, e 36,67% afirmam que gastam de 31 a 50 reais por compra. Para 74,17% desse público, as frutas atende as suas necessidades de modo geral nos aspectos de preço, qualidade e variedade. A feira livre é o principal ponto de aquisição das frutas, representando 69,72%, tendo como os principais atributos o preço (46,67%), a qualidade (23,33%) e a variedade (16,00%). A fruta mais consumida é a banana com 19,06%. As mercadorias são transportadas em caminhão aberto (78,57%) e embaladas em caixas plásticas (47,92%). 92,00% dos comerciantes têm perdas pós-colheita nas frutas e, em sua maioria, fazem o uso de promoções (41,78%) ou realizam doação e alimentação animal (31,63%). O conhecimento sobre a manipulação e a organização dos alimentos promove a redução da depreciação das frutas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 César Fernandes Aquino, Linnyk Almeida dos Santos, Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra, Edimilson Alves Barbosa, João Alison Alves Oliveira , José Maria Gomes Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.