Molibdênio e cobalto associado ao glifosato em soja geneticamente modificada
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i3.336Palavras-chave:
Micronutrientes., Análise foliar., Glycine max L. .Resumo
Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito da aplicação do molibdênio (Mo) e do cobalto (Co) junto ao herbicida glifosato em operação de controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura da soja geneticamente modificada, em duas formas de aplicação do Mo e do Co (via semente ou foliar) na nutrição nitrogenada da soja. Para isso, foi realizado experimento em área de sistema de cultivo convencional em delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2 x 2 com quatro repetições. Os fatores estudados foram as três doses de Mo (0; 20 e 40 g ha-1), duas doses de Co (0 e 2,5 g ha-1) e duas formas de aplicação dos micronutrientes (via semente ou via foliar junto ao herbicida), totalizando 12 tratamentos. A aplicação do molibdênio junto ao herbicida glifosato, proporciona melhoria na nutrição nitrogenada e proteica dos grãos da soja. O teor de nitrogênio e de proteínas não é influenciado pela aplicação de Co associado ao glifosato em mistura de calda, independentemente da forma de aplicação via sementes ou por via foliar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gessimar Nunes Camelo, Igo Leite da Silva, Taison Souto Silva, Thiago Geiel Vieira Azevedo, Andreia de Oliveira Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.