Aplicação de bioestimulantes sobre a produção de biomassa e de óleo essencial de manjericão
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i3.314Palavras-chave:
Citocininas, Giberelinas, Ocimum basilicumResumo
O manjericão é uma planta aromática produtora de óleo essencial, é extremamente valorizado na indústria, principalmente seu óleo essencial. Essa cultura tem grande importância socioeconômica e farmacológica, sendo necessária a busca de tecnologias que proporcionem a essa planta condições para um melhor desenvolvimento e produção. O Stimulate® pode ser uma opção, pois esse composto é um biorregulador líquido, composto por ácido indolbutírico, cinetina e ácido. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o modo de aplicação Stimulate® sobre a produção de biomassa e de óleo essencial de manjericão em cultivo hidropônico. Foi adotado um delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos pelo modo de aplicação do Stimulate®, que foram aplicações foliares semanais, quinzenais e a testemunha. A aplicação foliar do bioestimulante Stimulate® favoreceu positivamente o crescimento e o acúmulo de óleo essencial nas plantas de manjericão verde. A realização das aplicações foliares de Stimulate® a cada 15 dias é tão eficiente quanto a cada 7 dias, favorecendo a produção de biomassa e o crescimento do manjericão. Assim, com as aplicações quinzenais, o custo de produção é reduzido, devido à redução na quantidade de produto aplicado e no uso da mão-de-obra para aplicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra, Lara Amaral Ferreira, Paloma Andrade Santos, Edeilton Borges dos Santos, Régila Santos Evangelista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.