Alimentação proteica alternativa na manutenção e desenvolvimento de colmeias de abelhas Apis mellifera
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i1.317Palavras-chave:
Apicultura, Alimentação artificial, Rações proteicasResumo
Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar o efeito do uso de diferentes alternativas de alimentos proteicos na composição de ração para manutenção e desenvolvimento de colmeias de abelhas (Apis mellifera) em período de escassez de alimentação natural. O experimento foi conduzido no apiário da fazenda Limoeiro, localizada próximo à comunidade de Pedra Grande, situada no município de Almenara - MG. Foram utilizados alimentos alternativos para fabricação das rações proteicas, as quais tiveram como principal fonte de proteína folha de mandioca, folha de leucena, extrato de soja, farelo de milho e albumina. O delineamento estatístico empregado foi em blocos casualizados com 5 tratamentos e 4 repetições. Após 30 dias de implantação do experimento, avaliou-se o consumo total das rações, o ganho de peso das colmeias e a quantidade média de quadros com postura/cria e alimento. Rações formuladas com farinha de feno da folha de leucena e a farinha de feno da folha de mandioca apresentaram as maiores médias de consumo, sendo indicada para consumo em períodos de manutenção dos enxames, principalmente em regiões nas quais há boa disponibilidade do insumo, como no Vale do Jequitinhonha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dalton José Dias Medeiros Júnior, Eveline Mendes da Silva, Igor Ferreira Aguiar, João Filho Alves de Alcântara, Edimilson Alves Barbosa, José Maria Gomes Neves, Ariane Miranda de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.