Sorgo granífero cultivado sob diferentes doses de fósforo
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i3.327Palavras-chave:
Adubação fosfatada, Nutrição de plantas, sorgoResumo
No decorrer dos últimos anos, foram desenvolvidos híbridos de sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench] de alta produtividade, a exemplo do sorgo granífero Nugrain 430. Hipotetiza-se que esses novos materiais sejam mais responsivos à adubação, especialmente, no cultivo de safrinha. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de doses crescentes de fósforo sobre o crescimento e a produtividade de um novo genótipo de sorgo granífero, o Nugrain 430, cultivado em safrinha. O experimento foi realizado no campo em delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de fósforo, 40, 60, 80, 100 e 120 kg ha-1 de P2O5, aplicados nas linhas de plantio de sorgo variedade Nugrain 430, utilizando-se como fonte o nutriente o MAP (fosfato monoamônico). As plantas foram colhidas aos 117 dias após semeadura (DAS). De maneira geral, não houve efeito das doses de P no crescimento e produtividade do sorgo granífero. Houve incidência de três geadas na região, o que pode ter contribuído para a ausência de resposta ao aumento do fornecimento de P no solo. Conclui-se que o aumento de doses de P2O5 não influencia o crescimento e a produtividade do sorgo granífero Nugrain 430 cultivado em safrinha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Albino Malta da Silva, Edson José da Silva Campos Júnior, Jaqueline Maria do Nascimento, Christiano da Conceição de Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.