SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MARACUJÁ DOCE (Passiflora alata Curtis)

Autores

  • Lorena Nunes Santos IFNMG
  • José Maria Gomes Neves Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Anne Caroline Vieira Cangussu Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • João Tenório Ramos Universidade Estadual Paulista, UNESP, Câmpus de Botucatu
  • Lays Araújo Nery
  • Sumaia da Silva Laurindo IFNMG
  • César Fernandes Aquino
  • Edimilson Alves Barbosa
  • Gessimar Nunes Camelo ifmt

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i2.342

Palavras-chave:

Passifloraceae; Germinação; Tratamento de sementes; BOD.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes métodos de superação de dormência em sementes do maracujá doce (P. alata Curtis). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e três repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1 – testemunha; T2 – imersão em ácido sulfúrico; T3 – imersão em ácido giberélico na concentração de 1000 ppm; T4 – imersão em ácido giberélico na concentração de 3000 ppm; T5 – imersão em água utilizando a 35 °C; T6 – imersão em água a 50 °C; T7 – imersão em ácido clorídrico a 37%. Foram avaliadas a emergência, índice de velocidade de emergência, altura da plântula, diâmetro do caule, comprimento de raiz, número de folhas, massa de matéria fresca e seca. Com base nos resultados, os tratamentos utilizados não foram eficientes para superar a dormência nas sementes de maracujá doce. A imersão de sementes de maracujá doce em água a temperatura de 50 °C por 15 minutos é uma alternativa viável para a melhoria da qualidade fisiológica, sendo necessário o aprimoramento do tempo de imersão e da temperatura adequada.

Biografia do Autor

Lorena Nunes Santos, IFNMG

Engenheira Agronoma

João Tenório Ramos, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Câmpus de Botucatu

Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio - Instituto Biológico (IB) - Brasil, Doutorando em Agronomia (Agricultura) - Matologia- Faculdade de Ciências Agronômicas - Câmpus de Botucatu - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Controle biológico, Acarologia, Manejo Integrado de Pragas e Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Controle Químico de Plantas Daninhas, Resistência de plantas daninhas a herbicidas, Cultura do algodão, Arroz, Cana-de-açúcar e Soja..

Downloads

Publicado

26.09.2023

Como Citar

NUNES SANTOS, Lorena; GOMES NEVES, José Maria; VIEIRA CANGUSSU, Anne Caroline; RAMOS, João Tenório; ARAÚJO NERY, Lays; SILVA LAURINDO, Sumaia da; AQUINO, César Fernandes; ALVES BARBOSA, Edimilson; NUNES CAMELO, Gessimar. SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MARACUJÁ DOCE (Passiflora alata Curtis). Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 57–75, 2023. DOI: 10.46636/recital.v5i2.342. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/342. Acesso em: 16 nov. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.