RELAÇÃO CINEMÁTICA ENTRE EIXOS MOTRIZES E EFICIÊNCIA EM TRAÇÃO DE UM TRATOR AGRÍCOLA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.363Palavras-chave:
Pneus agrícolas, Tração dianteira auxiliar, Avanço cinemáticoResumo
O estudo tem como objetivo avaliar a eficiência em tração de um trator agrícola operando com diferentes relações cinemáticas, decorrentes da variação das pressões interna dos pneus e distribuição de massas sobre o eixo dianteiro, a partir de um estudo de caso. Para isto, foi conduzido um experimento em delineamento blocos ao acaso em arranjo trifatorial (2x3x3), proveniente da interação de duas superfícies (solo firme com cobertura vegetal e solo preparado), três pressões internas dos pneus (100, 160 e 200 kPa) e três distribuições estáticas de massa sobre o eixo dianteiro (41, 45 e 49%), com três repetições. Os resultados demonstram que houve interação somente entre o fator superfície e massa sobre o eixo dianteiro, sendo que a relação cinemática que se traduz em maior eficiência em tração ocorre em condições de solo firme com distribuição de 45% da massa total do trator sobre o eixo dianteiro, diferindo das demais. Na condição de solo preparado as diferenças referentes à relação cinemática e eficiência em tração foram 1,77% inferior e 19,29% superior à condição de solo firme, respectivamente. No entanto, a relação cinemática adequada ocorre na distribuição de 41% da massa sobre o eixo dianteiro, sendo as demais consideradas acima dos valores tecnicamente recomendados para às condições que o experimento foi realizado.
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