ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PEDAGOGIA
APRENDIZAGENS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.404Palavras-chave:
EDUCAÇÃO ESPECIAL, PEDAGOGIA, ESTÁGIO DOCÊNCIAResumo
Analisamos a realização do estágio docência na área da educação especial como um percurso da formação inicial em Pedagogia em uma universidade pública do país, buscando compreender os efeitos formativos dessa ação para a docência nos processos escolares inclusivos. A abordagem da pesquisa é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos contemplaram estudos documentais, observação participante e pesquisa-intervenção na escola lócus do estágio. O contexto de inclusão escolar tratou-se de duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da Rede Pública de Ensino em que há estudantes com deficiência matriculados. A pesquisa se constituiu a partir de cenas da prática profissional docente relatada pelos estagiários, com foco na ação dos professores das áreas curriculares, do atendimento educacional especializado, dos próprios acadêmicos em estágio, bem como da relação estabelecida entre os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A prática profissional em contexto de inclusão escolar possibilitou aos estagiários a reflexão sobre a ação docente dos profissionais do ensino comum e especializado, a articulação teoria e prática, a compreensão da deficiência como própria da diversidade humana de modo que reiteramos a importância de percursos formativos na licenciatura que contemplem a área da educação especial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Barros de Borba, Clarissa Haas, Mayara Costa da Silva, Claudia Rodrigues de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.