Protestos e Reproches do Ideal

Autores

Palavras-chave:

Poema; Poesia; Língua; literatura; Dialeto; Linguagem; Idiomas; Português

Resumo

A construção poética "Protestos e Reproches do Ideal" apresenta uma abordagem satírica e irônica, utilizando versos alexandrinos para expressar críticas e questionamentos. Através da sátira, o poeta cria um ambiente em que a ironia floresce e a fantasia ganha vida. Assim, olha-se para a inerente habilidade em criar sátiras com um tom irreverente e envolvente, buscando despertar o riso brilhante e eloquente no leitor.

Ademais, a sátira poética é apresentada como um elemento fundamental no mundo retratado pelo poema. A temática principal gira em torno da sátira aos costumes e hipocrisias das convenções sociais. Busca-se se expor os devaneios e as façanhas épicas como paradoxos grandiosos e, as histórias mitológicas como sagazes lendas, reforçando que a ironia sussurra e surpreende na medida certa a vida. O convite final do poema é encarar o vívido riso, descontrair e desabafar o conviver é uma passagem, onde tudo passa leviamente por um tempo e espaço, tudo passatempo passa. 

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bibliotecário e Arquivista pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFES); Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV - Casa da Memória) e do Grupo de Pesquisa (CNPq nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto aos vetores culturais de interesse político, público e social no âmbito memorialista | Enderenço: Av. Princesa Isabel, 86 - Centro, Vitória - ES, 29010-360 | iD <https://orcid.org/0000-0002-7876-9392> | https://ufes.academia.edu/MiguelMarceloCalderari 

Downloads

Publicado

21.10.2025

Como Citar

MIGUEL, Marcelo Calderari. Protestos e Reproches do Ideal. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 208–209, 2025. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/413. Acesso em: 23 out. 2025.
Share |