Protestos e Reproches do Ideal
Palavras-chave:
Poema; Poesia; Língua; literatura; Dialeto; Linguagem; Idiomas; PortuguêsResumo
A construção poética "Protestos e Reproches do Ideal" apresenta uma abordagem satírica e irônica, utilizando versos alexandrinos para expressar críticas e questionamentos. Através da sátira, o poeta cria um ambiente em que a ironia floresce e a fantasia ganha vida. Assim, olha-se para a inerente habilidade em criar sátiras com um tom irreverente e envolvente, buscando despertar o riso brilhante e eloquente no leitor.
Ademais, a sátira poética é apresentada como um elemento fundamental no mundo retratado pelo poema. A temática principal gira em torno da sátira aos costumes e hipocrisias das convenções sociais. Busca-se se expor os devaneios e as façanhas épicas como paradoxos grandiosos e, as histórias mitológicas como sagazes lendas, reforçando que a ironia sussurra e surpreende na medida certa a vida. O convite final do poema é encarar o vívido riso, descontrair e desabafar o conviver é uma passagem, onde tudo passa leviamente por um tempo e espaço, tudo passatempo passa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Calderari Miguel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.