Orçamento participativo e ensino médio integrado
uma proposta para o IFNMG Campus Montes Claros-MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.465Palavras-chave:
Orçamento Participativo, Ensino Médio Integrado, Humanismo, Orçamento Participativo da Escola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisResumo
Institucionalizado ao final de 1989, na cidade de Porto Alegre, o Orçamento Participativo (OP) configurou-se como um modelo de política pública baseado na participação popular. Passadas décadas, houve expansão do OP para alguns municípios e instituições no país. A execução orçamentária do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tende a seguir essa política, baseando-se nos princípios dessa modalidade de orçamento. A pesquisa teve como objetivo analisar como a aplicação dessa ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento do Ensino Médio Integrado (EMI) no IFNMG, Campus Montes Claros, no viés do humanismo, denominado de Orçamento Participativo da Escola (OPE). Em termos metodológicos, recorreu-se aos instrumentos de coleta de informações: pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O número de entrevistados no IFNMG Campus Montes Claros foi composto por 10 (dez) discentes e 8 (oito) técnicos administrativos. As entrevistas ocorreram entre abril e maio de 2021. Articulado às políticas de gestão, foi desenvolvido um Guia com “passo a passo” para aplicação do OPE e ciclo de palestras que pretendem abranger a relação entre o OP e o EMI como ferramenta pedagógica de ensino omnilateral, a ser aplicado no campus em tela e replicado na rede IFNMG. O resultado geral da pesquisa evidencia que é possível trabalhar o OPE no IFNMG Campus Montes Claros e, ainda, replicá-lo em outros campi da rede IFNMG, nos moldes apresentados.
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