Professor substituto ou Professor Prostituto?
A precarização do trabalho do docente substituto em uma Instituição de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i1.5Palavras-chave:
Precarização, Trabalho, Docente SubstitutoResumo
A dinâmica da precarização do trabalho é objeto de estudo de inúmeros cientistas sociais na busca de apontar soluções para tal problema. Entre os trabalhos afetados pela nova configuração de sociedade, pautada pela industrialização e pela globalização, a carreira docente entra em destaque. Por isso, este trabalho versa sobre o dilema da precarização da carreira docente sob a ótica dos professores substitutos. Para balizar essa discussão, procurou-se captar a percepção desses docentes em uma instituição pública de ensino. Na tarefa de alcançar o objetivo proposto e de responder à pergunta que problematiza esse artigo, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os professores para galgar os objetivos propostos. Concluiu-se que a percepção dos docentes é repleta de indicações de angústia, problemas de saúde, excesso de carga horária e precarização do trabalho. Na visão deles, a carreira do docente substituto é inferior à do docente efetivo e isso impacta diretamente na qualidade de vida no trabalho e na qualidade do trabalho executado.