A estratégia de pedir ajuda por crianças pequenas
desafios e potencialidades no incentivo à autorregulação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.534Palavras-chave:
Educação infantil., Estratégias de aprendizagem., Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
A autorregulação da aprendizagem é um constructo que auxilia o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Investigações que se inserem na perspectiva social cognitiva indicam que a aprendizagem autorregulada em crianças pequenas é possível, e professores podem auxiliar as crianças a planejar ações e usar estratégias que possibilitem o alcance de objetivos propostos. O uso da estratégia de pedir ajuda pode ser um caminho possível para um trabalho envolvendo a autorregulação da aprendizagem. Este artigo faz parte de um estudo de caso mais amplo que abrangeu 55 crianças e cinco professoras de um centro de Educação Infantil público de Campinas-SP. Para a produção do material empírico, foram utilizados os seguintes procedimentos: (i) encontros formativos com as professoras, nos quais se estudou os conceitos de autorregulação da aprendizagem e da estratégia de pedir ajuda; (ii) entrevistas semiestruturadas com as crianças, com questões que focalizavam a estratégia de pedir ajuda. A análise do material empírico demonstrou a importância da atuação docente na promoção de competências autorregulatórias, embora as crianças não percebam a estratégia de pedir ajuda como uma estratégia para aprendizagem.
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