Tecnologia digital no Ensino Médio
integração de uma plataforma de anotações bibliográficas
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.545Palavras-chave:
Tecnologias digitais na educação, Gestão de anotações, Aprendizagem interativaResumo
A tecnologia digital tem desempenhado um papel fundamental na transformação de diversos setores da sociedade, incluindo a educação. A adoção de ferramentas digitais no âmbito educacional intensificou-se notavelmente em resposta aos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Este artigo discute o papel da tecnologia digital na educação, destacando a necessidade de ferramentas digitais especializadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo concentrou-se no desenvolvimento de uma plataforma para gestão de anotações científicas, visando alunos do Ensino Médio, especificamente do Curso Técnico em Informática para Internet, com o objetivo de oferecer uma ferramenta que possa facilitar a organização e recuperação de anotações, otimizando o aprendizado e a elaboração de trabalhos acadêmicos. Utilizando uma metodologia que incluiu revisão bibliográfica, análise de ferramentas existentes e consultas com educadores, identificou-se uma lacuna nas soluções disponíveis, levando ao desenvolvimento do sistema proposto. Os resultados alcançados destacam a importância de tecnologias educacionais especializadas para atender às necessidades específicas dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Sugere-se pesquisas futuras para explorar o impacto dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais, visando aprimorar práticas pedagógicas e o engajamento dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Newton Kleber Machado Silva, Antônio Carlos Soares Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.