Tecnologia digital no Ensino Médio

integração de uma plataforma de anotações bibliográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.545

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação, Gestão de anotações, Aprendizagem interativa

Resumo

A tecnologia digital tem desempenhado um papel fundamental na transformação de diversos setores da sociedade, incluindo a educação. A adoção de ferramentas digitais no âmbito educacional intensificou-se notavelmente em resposta aos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Este artigo discute o papel da tecnologia digital na educação, destacando a necessidade de ferramentas digitais especializadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo concentrou-se no desenvolvimento de uma plataforma para gestão de anotações científicas, visando alunos do Ensino Médio, especificamente do Curso Técnico em Informática para Internet, com o objetivo de oferecer uma ferramenta que possa facilitar a organização e recuperação de anotações, otimizando o aprendizado e a elaboração de trabalhos acadêmicos. Utilizando uma metodologia que incluiu revisão bibliográfica, análise de ferramentas existentes e consultas com educadores, identificou-se uma lacuna nas soluções disponíveis, levando ao desenvolvimento do sistema proposto. Os resultados alcançados destacam a importância de tecnologias educacionais especializadas para atender às necessidades específicas dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Sugere-se pesquisas futuras para explorar o impacto dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais, visando aprimorar práticas pedagógicas e o engajamento dos alunos.

Biografia do Autor

Newton Kleber Machado Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros

Antônio Carlos Soares Martins, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros

Doutor em Linguística Aplicada (UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (UFU),
licenciado em Letras - Português/Inglês (Unimontes). Professor titular no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Professor no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnológica – PROFEPT/IFNMG. Membro do GRPesq/CNPq: Paradigma da
Complexidade e Abordagens Ecológicas na UFMG.

Downloads

Publicado

08.07.2025

Como Citar

SILVA, Newton Kleber Machado; MARTINS, Antônio Carlos Soares. Tecnologia digital no Ensino Médio: integração de uma plataforma de anotações bibliográficas. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 236–248, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.545. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/545. Acesso em: 17 jul. 2025.
Share |