As estratégias de atuação pedagógica para atendimento a estudantes com dislexia no IF Baiano Campus Guanambi
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.546Palavras-chave:
Curso Técnico em Informática para Internet, Dislexia, Estratégias de inclusãoResumo
Este artigo é o recorte de uma pesquisa qualitativa oriunda do Programa de Pós graduação do IFNMG Campus Montes Claros e objetiva discutir desafios para o atendimento aos estudantes com dislexia da EPT como: ausência de formação docente; falta de suporte pedagógico aos profissionais da educação; ao entendimento da complexidade da dislexia, bem como as estratégias de inclusão que poderão ser adotadas pelos professores e profissionais da educação que atuam nos cursos de Informática para Internet e Agropecuária do IF Baiano Campus Guanambi. A motivação nasceu: por uma experiência pessoal ao lecionar para estudante com dislexia; por vivências em contextos do NAPNE e a elaboração da Política de Inclusão deste Instituto. Assim, os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas com: docentes de estudantes com dislexia; profissionais de Educação do NAPNE; o coordenador de curso de Informática para Internet e a Profissional de AEE que atendem discentes. Método de estudo de caso com dados categorizados segundo Análise de Conteúdo de Bardin (2021), discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados alcançados apontam que a falta de formação dos profissionais pode ser considerada uma falha nos seus processos formativos e que a dislexia deveria ser compreendida por meio de estratégias de inclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria do Carmo Neves Cardoso, Rosiney Rocha Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.