As estratégias de atuação pedagógica para atendimento a estudantes com dislexia no IF Baiano Campus Guanambi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.546

Palavras-chave:

Curso Técnico em Informática para Internet, Dislexia, Estratégias de inclusão

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa qualitativa oriunda do Programa de Pós graduação do IFNMG Campus Montes Claros e objetiva discutir desafios para o atendimento aos estudantes com dislexia da EPT como: ausência de formação docente; falta de suporte pedagógico aos profissionais da educação; ao entendimento da complexidade da dislexia, bem como as estratégias de inclusão que poderão ser adotadas pelos professores e profissionais da educação que atuam nos cursos de Informática para Internet e Agropecuária do IF Baiano Campus Guanambi.  A motivação nasceu: por uma experiência pessoal ao lecionar para estudante com dislexia; por vivências em contextos do NAPNE e a elaboração da Política de Inclusão deste Instituto. Assim, os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas com: docentes de estudantes com dislexia; profissionais de Educação do NAPNE; o coordenador de curso de Informática para Internet e a Profissional de AEE que atendem discentes. Método de estudo de caso com dados categorizados segundo Análise de Conteúdo de Bardin (2021), discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados alcançados apontam que a falta de formação dos profissionais pode ser considerada uma falha nos seus processos formativos e que a dislexia deveria ser compreendida por meio de estratégias de inclusão.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Neves Cardoso, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Rosiney Rocha Almeida, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Campus Montes Claros/ MG

Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Campus Montes Claros/ MG

Downloads

Publicado

01.09.2025

Como Citar

CARDOSO, Maria do Carmo Neves; ALMEIDA, Rosiney Rocha. As estratégias de atuação pedagógica para atendimento a estudantes com dislexia no IF Baiano Campus Guanambi. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 15–31, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.546. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/546. Acesso em: 6 set. 2025.
Share |