Diversidade linguística no contexto da escola do campo
uma análise do livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.548Palavras-chave:
Diversidade Linguística, Livro Didático, Trabalho DocenteResumo
Este trabalho consiste em apresentar os remates parciais de uma pesquisa desenvolvida durante o Programa de pós-graduação lato sensu em Educação do Campo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Bom Jesus da Lapa (BA). O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o livro didático de Língua Portuguesa aborda a diversidade linguística, bem como as orientações destinadas para o trabalho do professor. Para a obtenção dos dados analisamos o Manual do professor do 6° ano do Ensino Fundamental – anos finais, utilizado por professores de Língua Portuguesa em uma escola do campo no município de Bom Jesus da Lapa (BA). A pesquisa demonstrou que o estudo da diversidade linguística no Manual do professor além de escasso é falho. Por isso, o ensino de língua portuguesa não pode limitar-se aos exercícios do livro didático, pois em sua maioria apresenta os conteúdos de maneira descontextualizada, além de cominar um padrão de fala e de escrita.
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