Diversidade linguística no contexto da escola do campo

uma análise do livro didático de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.548

Palavras-chave:

Diversidade Linguística, Livro Didático, Trabalho Docente

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar os remates parciais de uma pesquisa desenvolvida durante o Programa de pós-graduação lato sensu em Educação do Campo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Bom Jesus da Lapa (BA). O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o livro didático de Língua Portuguesa aborda a diversidade linguística, bem como as orientações destinadas para o trabalho do professor.  Para a obtenção dos dados analisamos o Manual do professor do 6° ano do Ensino Fundamental – anos finais, utilizado por professores de Língua Portuguesa em uma escola do campo no município de Bom Jesus da Lapa (BA). A pesquisa demonstrou que o estudo da diversidade linguística no Manual do professor além de escasso é falho. Por isso, o ensino de língua portuguesa não pode limitar-se aos exercícios do livro didático, pois em sua maioria apresenta os conteúdos de maneira descontextualizada, além de cominar um padrão de fala e de escrita.

Biografia do Autor

Maricélia Silva dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Nêmia Ribeiro Alves Lopes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutora em Literatura - área de concentração: Literatura e Práticas Sociais - Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Letras Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes; Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Verde Norte - FAVENORTE. Possui Licenciatura em Letras Espanhol também pela Unimontes; Licenciatura em Letras Português Pela Universidade Metropolitana de Santos- Unimes. Possui Experiência como tutora e professora formadora na Educação a Distância, nível técnico e superior. Atuou como professora de Língua Espanhola e de Educação Especial Inclusiva no ensino fundamental e médio. Atualmente, é professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - sob o regime de dedicação exclusiva. É pesquisadora no grupo de pesquisa em Educação,Anticolonialismo, Linguagens e Subjetividades. - Gepeds/IF Baiano.

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Publicado

29.07.2025

Como Citar

REIS, Maricélia Silva dos; LOPES, Nêmia Ribeiro Alves. Diversidade linguística no contexto da escola do campo: uma análise do livro didático de língua portuguesa. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 268–279, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.548. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/548. Acesso em: 28 ago. 2025.
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