Competências Digitais no contexto da gestão escolar

uma análise da proficiência dos diretores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.569

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação

Resumo

As Tecnologias Digitais (TD) tornaram-se especialmente relevantes na educação durante a pandemia da covid-19 (2020 e 2021), quando as atividades presenciais foram suspensas. Nesse contexto, tornou-se imprescindível incorporá-las aos processos educativos e, consequentemente, o desenvolvimento de Competências Digitais (CD) por parte dos profissionais da educação, especialmente os diretores escolares. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e analisar o nível de competências digitais dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros, Minas Gerais (MG), considerando as implicações da integração das TD na gestão escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e levantamento. Participaram 13 diretores, com dados coletados em 2024 por meio de entrevistas e questionário online. Utilizou-se o instrumento de autoavaliação Digcomp-Gestão Escolar, baseado nos níveis de proficiência: 1 (aprendiz), 2 (pesquisador), 3 (integrador), 4 (especialista) e 5 (líder). Os resultados indicaram que a maioria dos participantes atingiu o nível 4 em proficiência nas CD, demonstrando amplo conhecimento das tecnologias. As entrevistas revelaram um conhecimento no nível integrador, ainda em processo de transição. Assim, recomenda-se investir em formação continuada e a promoção de debates sobre o uso crítico e estratégico das TD no contexto escolar.

Biografia do Autor

Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, Tecnologias na Educação e Educação a Distância. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Unimontes (2022). Atua na função de Analista Educacional/Pedagoga da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, como gestora setorial da Avaliação de Desempenho dos servidores, na Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros/MG. Faz parte da equipe multidisciplinar, na coordenação Pedagógica dos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com atuação direta com professores em suas práticas docentes.

Fábia Magali Santos Vieira, Professora Doutora do PPGE/Unimontes

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores. 

Downloads

Publicado

08.07.2025

Como Citar

SOUZA, Wanise Sidália Sanguinete Santos; VIEIRA, Fábia Magali Santos. Competências Digitais no contexto da gestão escolar: uma análise da proficiência dos diretores escolares. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 249–267, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.569. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/569. Acesso em: 17 jul. 2025.
Share |