Competências Digitais no contexto da gestão escolar
uma análise da proficiência dos diretores escolares
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.569Palavras-chave:
Tecnologias digitais na educaçãoResumo
As Tecnologias Digitais (TD) tornaram-se especialmente relevantes na educação durante a pandemia da covid-19 (2020 e 2021), quando as atividades presenciais foram suspensas. Nesse contexto, tornou-se imprescindível incorporá-las aos processos educativos e, consequentemente, o desenvolvimento de Competências Digitais (CD) por parte dos profissionais da educação, especialmente os diretores escolares. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e analisar o nível de competências digitais dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros, Minas Gerais (MG), considerando as implicações da integração das TD na gestão escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e levantamento. Participaram 13 diretores, com dados coletados em 2024 por meio de entrevistas e questionário online. Utilizou-se o instrumento de autoavaliação Digcomp-Gestão Escolar, baseado nos níveis de proficiência: 1 (aprendiz), 2 (pesquisador), 3 (integrador), 4 (especialista) e 5 (líder). Os resultados indicaram que a maioria dos participantes atingiu o nível 4 em proficiência nas CD, demonstrando amplo conhecimento das tecnologias. As entrevistas revelaram um conhecimento no nível integrador, ainda em processo de transição. Assim, recomenda-se investir em formação continuada e a promoção de debates sobre o uso crítico e estratégico das TD no contexto escolar.
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