Os desafios da docência na educação a distância

uma proposta de categorização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.575

Palavras-chave:

Desafios Docente, Docência On-line, Professor Formador, Trabalho Docente

Resumo

Entre as modalidades de ensino garantidas na legislação educacional brasileira, destaca-se a Educação a Distância (EaD), que cresce de forma exponencial no país e representa uma oportunidade para ampliar e democratizar o acesso à educação. Na EaD, verifica-se a reconfiguração da prática docente, que precisa se adequar às características e às particularidades da modalidade. Este estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa, com procedimento de pesquisa bibliográfica sistemática, do tipo meta-análise, teve como objetivo apresentar, em um framework radar, os desafios inerentes à prática do professor formador na EaD. Foram analisados oito artigos disponíveis nas bases de dados SciELO Brasil, Redalyc e Google Acadêmico. Os desafios associados à prática docente na EaD identificados nos estudos se relacionam às categorias tecnologia, comportamento, comunicação, relacionamento, infraestrutura, didático-pedagógica, formação educacional e número de alunos, as quais foram representadas em um framework radar composto por quatro dimensões: docente, discente, instituição e modalidade de ensino. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a docência na modalidade a distância é permeada por diferentes desafios, o que evidencia a complexidade da função e a necessidade de estabelecer estratégias que tornem a atividade eficiente e eficaz.

Biografia do Autor

Júlio Cesar da Silva, (24) 98125-6889

Docente e tutor EaD no Centro Universitário de Valença (UNIFAA), docente no Colégio Arcoverde e instrutor do Programa Jovem Aprendiz do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Volta Redonda (CAMP VR). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAA. Mestre em Gestão e Estratégia (PPGE) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-graduado em Tutoria em Educação a Distância (UFMS), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF), em Educação a Distância (Unimontes), em Formação Pedagógica para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFGoiano), em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI) e em Gestão Estratégica em Pessoas (FARESE). Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo UNIFAA na condição de bolsista do Programa Universidade para Todos (PROUNI), do Governo Federal. Bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2015, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro dos Grupos de Pesquisa "Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações", da UFRRJ, e do "Laboratório de Práticas Interdisciplinares em Educação - LaPIE", do UNIFAA. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão e Estratégias Organizacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Empreendedorismo e Inovação e Educação a Distância (EaD).

João Paulo da Silva Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Estadual de Montes Claros

Downloads

Publicado

23.10.2025

Como Citar

SILVA, Júlio Cesar da; ANDRADE, João Paulo da Silva. Os desafios da docência na educação a distância: uma proposta de categorização. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 210–229, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.575. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/575. Acesso em: 23 out. 2025.
Share |