Os desafios da docência na educação a distância
uma proposta de categorização
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.575Palavras-chave:
Desafios Docente, Docência On-line, Professor Formador, Trabalho DocenteResumo
Entre as modalidades de ensino garantidas na legislação educacional brasileira, destaca-se a Educação a Distância (EaD), que cresce de forma exponencial no país e representa uma oportunidade para ampliar e democratizar o acesso à educação. Na EaD, verifica-se a reconfiguração da prática docente, que precisa se adequar às características e às particularidades da modalidade. Este estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa, com procedimento de pesquisa bibliográfica sistemática, do tipo meta-análise, teve como objetivo apresentar, em um framework radar, os desafios inerentes à prática do professor formador na EaD. Foram analisados oito artigos disponíveis nas bases de dados SciELO Brasil, Redalyc e Google Acadêmico. Os desafios associados à prática docente na EaD identificados nos estudos se relacionam às categorias tecnologia, comportamento, comunicação, relacionamento, infraestrutura, didático-pedagógica, formação educacional e número de alunos, as quais foram representadas em um framework radar composto por quatro dimensões: docente, discente, instituição e modalidade de ensino. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a docência na modalidade a distância é permeada por diferentes desafios, o que evidencia a complexidade da função e a necessidade de estabelecer estratégias que tornem a atividade eficiente e eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlio Cesar da Silva, João Paulo da Silva Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.