O isolamento social pela covid-19 e os impactos sobre a experiência

análises a partir das trajetórias das turmas ingressantes nos cursos Técnicos do IFNMG – Campus Araçuaí, em 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.588

Palavras-chave:

Sociologia da escola, Trajetórias escolares, Experiência e Isolamento Social

Resumo

Este artigo aborda a trajetória dos estudantes dos cursos integrados do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Araçuaí. O recorte temporal equivale à duração de um curso técnico, entre os anos de 2019 a 2021. A metodologia utilizada para a pesquisa foram as atividades vinculadas ao projeto de ensino “Cápsula do Tempo”, que buscou acompanhar a trajetória das turmas ingressantes até a conclusão do curso. Neste artigo nos ateremos especificamente à relação dos estudantes com a pandemia, haja vista que as turmas analisadas tiveram que conviver dois anos em situação de isolamento social, com as aulas remotas denominadas de Aulas Não Presenciais (ANP’s). As análises contemplam o conceito de experiência e trajetória, utilizando autores da sociologia da educação.

Biografia do Autor

Fabiano Rosa de Magalhães, IFNMG - Campus Araçuaí

IFNMG - Campus Araçuaí

Gislene Alves Dias, Instituto Federal Do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí

Instituto Federal Do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí

Downloads

Publicado

01.09.2025

Como Citar

MAGALHÃES, Fabiano Rosa de; DIAS, Gislene Alves. O isolamento social pela covid-19 e os impactos sobre a experiência: análises a partir das trajetórias das turmas ingressantes nos cursos Técnicos do IFNMG – Campus Araçuaí, em 2019. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 32–53, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.588. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/588. Acesso em: 6 set. 2025.
Share |