Tecnologia na sala de aula:

gamificação na educação profissional e tecnológica para o ensino de anatomia humana

Autores

  • Pétrin Hoppe Tuchtenhagen Universidade Federal de Santa Maria
  • Angela Isabel dos Santos Dullius Universidade Federal de Santa Maria
  • Rogério Correa Turchetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Regina Ceolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Walter Priesnitz Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.612

Palavras-chave:

Ensino em Saúde. Técnico em Enfermagem. Engajamento educacional.

Resumo

O presente estudo aborda a utilização da gamificação no ensino de anatomia humana, destacando seus benefícios em comparação às metodologias tradicionais baseadas na memorização repetitiva. Tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um jogo na plataforma virtual PurposeGames.com. Os jogos interativos buscam aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e prática. O público-alvo foi a Educação Profissional e Tecnológica, voltada para o curso Técnico em Enfermagem. A metodologia envolveu a escolha de temas pedagógicos relevantes, a pesquisa bibliográfica, o planejamento e finalmente a construção dos jogos, utilizando imagens do Atlas de Anatomia Humana de Netter. Os resultados indicam que os jogos promovem uma participação ativa dos alunos e facilitam a identificação de dificuldades específicas através de feedbacks constantes e rankings. A análise crítica sugere que a gamificação deve complementar – não substituir – as técnicas tradicionais, garantindo um equilíbrio no processo de aprendizagem. Conclui-se que a gamificação, quando implementada adequadamente, pode revitalizar o ensino, tornando-o mais dinâmico e alinhado às necessidades dos estudantes contemporâneos, superando as limitações das abordagens tradicionais e preparando os alunos para a aplicação prática e crítica dos conhecimentos adquiridos em suas futuras carreiras.

Biografia do Autor

Pétrin Hoppe Tuchtenhagen, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Rogério Correa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

02.05.2025

Como Citar

HOPPE TUCHTENHAGEN, Pétrin; DULLIUS, Angela Isabel dos Santos; CORREA TURCHETTI, Rogério; REGINA CEOLIN, Simone; PRIESNITZ FILHO, Walter. Tecnologia na sala de aula:: gamificação na educação profissional e tecnológica para o ensino de anatomia humana. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 142–155, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.612. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/612. Acesso em: 5 maio. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.