Tecnologia na sala de aula:
gamificação na educação profissional e tecnológica para o ensino de anatomia humana
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.612Palavras-chave:
Ensino em Saúde. Técnico em Enfermagem. Engajamento educacional.Resumo
O presente estudo aborda a utilização da gamificação no ensino de anatomia humana, destacando seus benefícios em comparação às metodologias tradicionais baseadas na memorização repetitiva. Tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um jogo na plataforma virtual PurposeGames.com. Os jogos interativos buscam aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e prática. O público-alvo foi a Educação Profissional e Tecnológica, voltada para o curso Técnico em Enfermagem. A metodologia envolveu a escolha de temas pedagógicos relevantes, a pesquisa bibliográfica, o planejamento e finalmente a construção dos jogos, utilizando imagens do Atlas de Anatomia Humana de Netter. Os resultados indicam que os jogos promovem uma participação ativa dos alunos e facilitam a identificação de dificuldades específicas através de feedbacks constantes e rankings. A análise crítica sugere que a gamificação deve complementar – não substituir – as técnicas tradicionais, garantindo um equilíbrio no processo de aprendizagem. Conclui-se que a gamificação, quando implementada adequadamente, pode revitalizar o ensino, tornando-o mais dinâmico e alinhado às necessidades dos estudantes contemporâneos, superando as limitações das abordagens tradicionais e preparando os alunos para a aplicação prática e crítica dos conhecimentos adquiridos em suas futuras carreiras.
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