Pensamento complexo no ensino de química no Brasil (2013-2023)

uma análise com base em dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.631

Palavras-chave:

Formação docente, Edgar Morin, Cultura científica e humanística

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que analisou dissertações e teses produzidas no Brasil entre 2013 e 2023 sobre o ensino de química, na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin. Foram selecionados trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo da CAPES, utilizando descritores como complexidade, pensamento complexo, ensino, ciência e química. A análise revelou como o pensamento complexo tem sido aplicado no ensino de química, com foco na formação de professores e em novas metodologias. Constatou-se a existência de lacunas, como a escassez de produções que tratem dessa temática em regiões do norte do Brasil, o que pode ser atribuído às limitações dos sistemas de busca. Além disso, destaca-se a importância de repensar o ensino e integrar as culturas científica e humanística, conforme proposto por Morin, visando a uma compreensão mais ampla e complexa dos fenômenos e da condição humana.

Biografia do Autor

Danilo Rafael Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Ensino pelo PPGEN da UESB campus Vitória da Conquista. Licenciado em Química pelo IFBA. É Membro do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico).

Renato Pereira de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela UFRN. Pesquisador permanente no PPGEN da UESB. Coordenador do GEPECC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). Professor Pleno do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus Vitória da Conquista

Downloads

Publicado

27.11.2025

Como Citar

SANTOS, Danilo Rafael Silva; FIGUEIREDO, Renato Pereira de. Pensamento complexo no ensino de química no Brasil (2013-2023): uma análise com base em dissertações e teses. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 372–385, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.631. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/631. Acesso em: 30 nov. 2025.
Share |