A identidade surda e educação inclusiva

destacando a integração da memória coletiva e da diferença cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.635

Palavras-chave:

Identidade Surda. Educação Inclusiva. Memória Coletiva. Diferença Cultural. Práticas Educacionais.

Resumo

Este artigo examina a relação entre identidade surda e educação inclusiva, destacando a integração da memória coletiva e da diferença cultural como elementos fundamentais nesse contexto. O objetivo principal é analisar como esses aspectos contribuem para a compreensão da identidade surda e sua influência na prática educacional inclusiva. Para atingir esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica como metodologia principal. Entre os teóricos fundamentais para esta análise, destacam-se Alberton (2015), Halbwachs (2006), Hall (2014), Nora (1993; 1997), Skliar (1998), Strobel (2009), Woodward (2014), entre outros, e legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (2025 [1996]). Os resultados destacam a importância de reconhecer a identidade surda como uma construção cultural e social complexa, influenciada pela memória coletiva e pela diversidade cultural, e como essa compreensão pode informar práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis às necessidades dos alunos surdos. Esta análise ressalta a relevância de promover práticas educacionais que atendam às necessidades dos alunos surdos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, equitativa e respeitosa à diversidade.

Biografia do Autor

Daiane Araujo Avelino Bezerra, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú , graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Claretiano, graduação em Letras com habilitação em Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Mestrado em Gestão pelo Instituto Universitário Atlântica . Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da RegiãoTocantina do Maranhão - UEMASUL. E-mail: daianeaabezerra@gmail.com /daiane.bezerra@uemasul.edu.br. Atualmente é pedagoga efetiva da Prefeitura Municipal de Imperatriz e professora substituta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Educação Especial e Inclusiva e Educação Ambiental :Queimadas.

Cláudia Lúcia Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2007), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2021). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Professora Permanente do PPGLe da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA. Tem experiência na área de Matemática e Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão, pedagogia da alternância, deficiência visual, libras e educação do campo. . E-mail: claudia.alves.@uemasul.edu.br

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/3846543596717075

Orcid:

https://orcid.org/0000-0001-6804-5932

Claudilene de Sousa Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora efetiva de LIBRAS na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI e em LIBRAS pela Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM. Atualmente é mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Professora Dedicação exclusiva UFRA

E-mail:claudilene.alves@ufra.edu.br

Downloads

Publicado

27.11.2025

Como Citar

BEZERRA, Daiane Araujo Avelino; ALVES, Cláudia Lúcia; ALVES, Claudilene de Sousa. A identidade surda e educação inclusiva: destacando a integração da memória coletiva e da diferença cultural. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 386–400, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.635. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/635. Acesso em: 30 nov. 2025.
Share |