A formação continuada e as contribuições para a prática docente de professores do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.650

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Médio, Formação Continuada de Professores, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar as produções científicas, publicadas de 2019 a 2024 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sobre a importância, desafios e potências da formação continuada de professores do Ensino Médio. O problema que orientou o estudo é sintetizado pela questão Quais os desafios enfrentados pelos professores do Ensino Médio em relação à formação continuada e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa e descritiva, realizando uma Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados nos permitem entrever que um dos desafios que a formação continuada enfrenta é a ausência de políticas públicas que estabeleçam investimentos, divulgação, valorização e formação dos grupos promotores desta formação. Concluímos que, mesmo existindo maior ênfase em áreas que não foram contempladas nos cursos de graduação, como Educação Especial, Educação no Campo, Novo Ensino Médio e tecnologias digitais, os cursos de formação não contemplam os anseios daqueles que os procuram, e não abrangem a todos que necessitam.

Biografia do Autor

Danilo Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Elias Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Letícia Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

SILVA, Danilo Pereira da; SOUZA, Elias Rodrigues de; SILVA, Letícia Fernandes da; OLIVEIRA, Saulo Macedo de; JANUARIO, Gilberto. A formação continuada e as contribuições para a prática docente de professores do Ensino Médio. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 203–218, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.650. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/650. Acesso em: 30 jun. 2025.
Share |