A formação continuada e as contribuições para a prática docente de professores do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.650Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Médio, Formação Continuada de Professores, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
O estudo teve por objetivo analisar as produções científicas, publicadas de 2019 a 2024 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sobre a importância, desafios e potências da formação continuada de professores do Ensino Médio. O problema que orientou o estudo é sintetizado pela questão Quais os desafios enfrentados pelos professores do Ensino Médio em relação à formação continuada e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa e descritiva, realizando uma Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados nos permitem entrever que um dos desafios que a formação continuada enfrenta é a ausência de políticas públicas que estabeleçam investimentos, divulgação, valorização e formação dos grupos promotores desta formação. Concluímos que, mesmo existindo maior ênfase em áreas que não foram contempladas nos cursos de graduação, como Educação Especial, Educação no Campo, Novo Ensino Médio e tecnologias digitais, os cursos de formação não contemplam os anseios daqueles que os procuram, e não abrangem a todos que necessitam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danilo Pereira da Silva, Elias Rodrigues de Souza, Letícia Fernandes da Silva, Saulo Macedo de Oliveira, Gilberto Januario

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.