Adubos orgânicos utilizados na fruticultura do Norte de Minas
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.654Palavras-chave:
Insumos orgânicos, Resíduo vegetal, Resíduo animal, Fertilidade do soloResumo
Os adubos orgânicos são obtidos a partir de matéria-prima vegetal ou animal, mostram-se eficazes no fornecimento de nutrientes para as plantas e contribuem não só para a melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, mas também para o aumento da produtividade das culturas agrícolas. Este trabalho tem por objetivo identificar os adubos orgânicos aplicados no manejo da produção de frutas em propriedades rurais do Norte de Minas Gerais. O levantamento foi realizado de maio de 2022 a abril de 2023, em três etapas, que envolveram visitas de campo, observação, entrevista e relato de produtores, sistematização das informações e revisão bibliográfica. Foram identificados sete tipos de adubos orgânicos utilizados de forma complementar à adubação mineral e geralmente oriundos do próprio estabelecimento, com exceção dos microrganismos eficientes. Os produtores percebem bons resultados, principalmente no vigor das plantas e na qualidade dos frutos. Dessa forma, o uso de adubos orgânicos nas propriedades rurais demonstra a aptidão dos produtores para iniciativas de cunho sustentável que visem melhoria do solo e produtividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Charles Barbosa Ayres, Antônio Cesário Gonçalves, José Ribeiro Amaral, Vanessa Fonseca Ayres, Marcela Alves Fonseca, Ana Ivânia Alves Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.