Uma reflexão que transcende a materialidade da arte

diálogos com Carlos Bracher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.662

Palavras-chave:

Arte, Ouro Preto, Van Gogh, Ateliê Casa Bracher, Processo Criativo

Resumo

Carlos Bracher, pintor, escritor e escultor, nascido em Juiz de Fora/MG, em 1940, é reconhecido nacional e internacionalmente por sua arte inovadora. Casado com a pintora Fani Bracher e influenciado por sua família de artistas, encontrou na pintura sua principal forma de expressão, a qual ressalta a importância da sensibilidade humana na arte. Para ele, a criação artística é uma manifestação emocional que busca resgatar a pureza e a liberdade. Bracher acredita que a arte é universal, pois conecta diferentes culturas e tradições, e que a identidade local é essencial para a criação de algo verdadeiramente universal. Em uma entrevista concedida em 2024, ele refletiu sobre a arte como uma tradução da essência humana, capaz de transcender o tempo e as fronteiras e compartilhou suas experiências no campo artístico. A entrevista integrou uma exposição no Festival de Inverno da UFOP.

Biografia do Autor

Torres Ribeiro das Chagas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), mestra em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2018). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Ergonomia, à Engenharia do trabalho, terceirização e informalidade.

Bernardo Almeida Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Almenara (2023). Atua como membro do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais (Unimontes), do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros Indígenas (NEABI UFOP), do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (IFNMG) e do Observatório de Políticas Raciais (UFMG). Durante o ensino médio, atuou como membro do NEABI do IFNMG - campus Almenara (2021-2023) e como Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2021-2023). Foi Bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa PIP/UFOP (2024). Atualmente, é Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e membro da Comissão de Verificação e Reavaliação - Cota para Negros da UFOP. No terceiro setor, atua como Consultor do Departamento Administrativo e Financeiro e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da PROJET - Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Escola de Minas. Seus principais temas de interesse incluem Empreendedorismo e Inovação, Ergonomia, Relações de trabalho e Diversidade e Inclusão.

Downloads

Publicado

02.09.2025

Como Citar

CHAGAS, Torres Ribeiro das; ROCHA, Bernardo Almeida. Uma reflexão que transcende a materialidade da arte: diálogos com Carlos Bracher. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 98–110, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.662. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/662. Acesso em: 6 set. 2025.
Share |